Bayer separa negócios para focar em saúde e agricultura

O conselho de administração da empresa decidiu separar a divisão de polímeros do restante do grupo e vender suas ações ao mercado

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

O grupo alemão Bayer anunciou nesta quinta-feira (18) que pretende separar a área de químicos, a Bayer MaterialScience, do restante da companhia. O objetivo é focar seus negócios na área de "ciências da vida", que compreende as unidades de saúde e cuidados pessoais (HealthCare) e de agronegócios (CropScience).

O conselho de administração da empresa decidiu separar a divisão de polímeros do restante do grupo e vender suas ações ao mercado. A oferta pública inicial das ações da MaterialScience, que deve ocorrer entre 12 meses e 18 meses, é estimada em cerca de US$ 10 bilhões por analistas. Os papéis da empresa reagiram bem ao anúncio, com alta de 6% na tarde desta quinta na bolsa alemã.

"A nossa intenção é criar duas corporações globais: a Bayer, uma empresa de inovação e ciências da vida, e a MaterialScience, no setor de polímeros", disse Marijn Dekkers, presidente da Bayer, por meio de comunicado. Segundo ele, o nível de emprego deve se manter estável nos próximos anos.

Nos últimos anos, a Bayer já vinha reduzindo o foco na área química, que tem sofrido com altos custos de matérias-primas. Ao mesmo tempo, aumentou seus investimentos em saúde e produtos agrícolas -divisões que representam cerca de 70% das vendas totais da empresa, de aproximadamente US$ 51 bilhões anuais.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave