Prefeitura abre concurso em busca da foto de árvore mais bonita

As imagens podem ser enviadas para o Facebook da prefeitura e a mais curtida pelos internautas irá estampar as redes sociais e será publicada no Diário Oficial do Município

iG Minas Gerais | JULIANA BAETA |

Larissa Pereira clicou este ipê em 3 de setembro, na rua Sergipe esquina com Antônio de Albuquerque, na Savassi.
Larissa Pereira / webrepórter
Larissa Pereira clicou este ipê em 3 de setembro, na rua Sergipe esquina com Antônio de Albuquerque, na Savassi.

Para conscientizar a população sobre a preservação das espécies, a prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realiza neste ano o primeiro concurso informal de fotografia. Consiste, basicamente, em deixar o olhar mais apurado para as belezas da cidade, e enviar a foto de uma das 464 mil árvores que embelezam a paisagem da capital. A imagem mais curtida pelos internautas na página da prefeitura será publicada no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 24 de setembro, um dia depois do início da Primavera.

O concurso foi lançado para celebrar o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro. Para participar, basta publicar uma foto de qualquer árvore de Belo Horizonte no Facebook e colocar a hashtag #DiadaArvoreBH - sem o acento gráfico. A publicação deve estar marcada como “postagem pública” para que seja localizada. Imagens enviadas diretamente por mensagem para o perfil da prefeitura também irão valer. As postagens devem ser feitas até as 18h desta sexta-feira (19). A foto mais curtida também irá estampar a capa do Facebook e o Twitter da PBH. 

Para o secretário de Meio Ambiente e vice-prefeito de Belo Horizonte Délio Malheiros, o objetivo do concurso é promover a conscientização sobre a preservação das espécies.

“Queremos envolver as pessoas de BH nessa arborização da cidade. Para criar este concurso, eu me inspirei em um que acontece no Sul da França, sobre portas e janelas, e o arranjo mais bonito acaba fazendo parte do calendário da região. E BH nos orgulha tanto neste sentido, por ser uma das capitais mais verdes. São 18 metros quadrados de área verde por habitante. Custa caro manter, mas é um patrimônio que a gente tem orgulho de preservar”, disse o secretário.

Ainda conforme Malheiros, o concurso já recebeu mais de 180 lindas imagens de árvores da cidade pela página da prefeitura.

Atualmente, BH tem cerca de 464 mil árvores e até o final do ano serão mais 54 mil árvores plantadas, sendo 9 mil em cada regional da cidade. Além disso, a prefeitura desenvolve projetos para catalogar as espécies e preservá-las, e as árvores escolhidas para serem plantadas são variadas mas, principalmente, floríferas. A predileção é por ipês, como demonstram as fotos incríveis enviadas por internautas para O TEMPO que ilustram esta reportagem. 

E para participar do concurso da PBH a página é: facebook.com/prefeiturabh. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave