Memórias cantadas de Stela

iG Minas Gerais | Gustavo Rocha |

Georgette Fadel e Lincoln Antonio se uniram para “lançar” um gênero, que segundo o saudoso Fauzi Arap, poderia se chamar “documentário musical”. O público pode conferir a “novidade”: “Entrevista com Stela do Patrocínio”, dirigido por ambos, é atração hoje e amanhã dentro da mostra Cit Ecum, no teatro Espanca!  

“É interessante porque nosso espetáculo toca no lírico, por conta da música, e no narrativo, por conta da parte documental”, comenta Antonio, responsável pela direção musical da peça.

Em cena, Fadel conta a história de Stela do Patrocínio, uma mulher que ficou confinada em colônia para pacientes psiquiátricos e que revela uma visão de mundo bastante peculiar. “Nós recuperamos fitas de áudio gravadas por Stela e, nelas, ela narra muitas coisas, suas mazelas e agruras. Ela tinha um discurso muito singular”, situa.

O espetáculo se organiza como se fosse uma entrevista concedida por Stela, que responde cantando as perguntas de sua entrevistadora. Com forte teor emocional, a princípio, o formato musical poderia causar estranhamento nos espectadores, mas o diretor vê a potência da música com outros olhos. “Tem um caráter operístico, mas há uma performance da Georgette, como atriz, como cantora, que consegue estabelecer diálogo com a plateia”, garante.

Curiosamente, o espetáculo que parece ter sido feito sob medida para Fadel, tinha outro destino. “Eu escrevi essa peça para outro cantor, o Ney Mesquita, que faleceu antes de levar o projeto adiante. A Georgette era a diretora e foi para a cena. Todas as minhas composições já estavam prontas, somente duas foram escritas depois para a Georgette”, comenta Antonio. “Ainda assim, a Georgette é uma exímia cantora e tem uma presença cênica mais forte. É como se fosse uma conversa. Há até uma certa margem de improviso em cada apresentação”, finaliza. 

Agenda

O quê. “Entrevista com Stela do Patrocínio”

Quando. Hoje e amanhã, às 20h.

Onde. Teatro Espanca! (rua Aarão Reis, 542 ,centro)

Quanto. R$ 20 e R$ 10 (meia)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave