Câmara dis ter 59 projetos sobre mobilidade urbana em tramitação em BH

Declaração ocorre um dia antes da Semana Nacional do Trânsito, comemorada entre os dia 18 e 25 de setembro

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Um dias antes da Semana Nacional do Trânsito, comemorada entre os dia 18 e 25 de setembro, a Câmara Municipal de Belo Horizonte declarou que, atualmente, estão em tramitação na casa 59 Projetos de Lei (PL) de autoria de vereadores sobre diversos aspectos da mobilidade urbana. 

A casa informou, também, que uma iniciativa do Legislativo é o Projeto de Lei, que cria o Programa Progressivo de Travessia Preferencial de Pedestres nas ruas e vias da capital. O texto apresenta entre outros objetivos ampliar o número de faixas preferenciais para transeuntes, garantindo a instalação de sinalização adequada e a promoção de campanhas educativas sobre respeito ao pedestre. Agora, o projeto, que tramitou por quatro comissões da Câmara, já está concluído para apreciação em plenário em 1º turno. Caso aprovado segue para a análise do prefeito.

Já o projeto que obrigar o Executivo a colocar placas alertando pedestres e motoristas sobre os perigos de locais identificados como áreas de altos índices de atropelamentos está sob análise do prefeito.

Tema

O tema desta edição é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”.

Conforme informações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a escolha levou em conta à necessidade de priorizar a circulação dos pedestres em face da estrutura viária historicamente voltada à circulação de veículos automotores.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave