CBF lança programa sobre regras do futebol

Série foi inaugurada com tema "Tocar a bola com a mão" e deu exemplos de situações que ocasionaram em infrações

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

CBF exemplificou com lances que ocorreram em jogos do Campeonato Brasileiro
Reprodução/Youtube
CBF exemplificou com lances que ocorreram em jogos do Campeonato Brasileiro

A Confederação Brasileira de Futebol lançou, nesta quarta-feira, uma série em sua webtv sobre as leis do futebol, a fim de esclarecer as dúvidas constantes que permeiam a arbitragem do esporte. O primeiro programa abordou o que caracteriza infração quando os jogadores colocam a mão na bola.

A secretária da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol, Ana Paula Oliveira, apresentou a série e destacou as diretrizes para os árbitros sobre a interpretação da regra 12, que discorre sobre faltas e incorreções.

Foram apresentados quatro exemplos de infração quando um jogador interrompe a trajetória da bola com as mãos ou braços: situação natural, quando o braço corta um lançamento por estar aberto antecipadamente; situação antinatural, caracterizada pelo risco de atingir a bola com o braço aberto; quando o atleta usa as mãos intencionalmente para bloquear a passagem da bola; e, ao se jogar para interceptar um cruzamento e acertar a bola com os braços por conta do movimento.

Ana Paula Oliveira frisou que 620 oficiais foram instruídos com esses conceitos e que as orientações do vídeo foram dirigidos pela Fifa.

Confira o vídeo “Regras do Futebol” na íntegra:

Leia tudo sobre: cbfregras do futebolesportearbitragemmão na bolaregra