Índice Geral de Preços tem inflação de 0,31% em setembro

O IGP-10 de setembro deste ano foi inferior ao do mesmo período do ano passado (inflação de 1,05%);A alta do índice na passagem de agosto para setembro foi provocada por avanço da taxa dos preços no atacado e no varejo

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) ficou em 0,31% este mês. No mês anterior, o indicador havia registrado deflação (queda de preços) de 0,55%. Apesar do aumento em relação a agosto, o IGP-10 de setembro deste ano foi inferior ao do mesmo período do ano passado (inflação de 1,05%).

O IGP-10, que é calculado com base em preços coletados entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência, acumula inflações de 2,01% no ano e 4,04% em 12 meses, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV).

A alta do índice na passagem de agosto para setembro foi provocada por avanço da taxa dos preços no atacado e no varejo. O Subíndice de Preços ao Produtor Amplo, que avalia o atacado, passou de uma deflação de 0,91% em agosto para uma inflação de 0,35% em setembro. O Subíndice de Preços ao Consumidor, que analisa o varejo, passou de 0,01% em agosto para 0,26% em setembro.

Por outro lado, o Subíndice de Custo da Construção, que analisa as variações de preços de materiais de construção e mão de obra, caiu de uma inflação de 0,45% em agosto para uma taxa de 0,15% em setembro.

Leia tudo sobre: ÍndiceGeralPreçosInflaçãoFundaçãoGetulio VargassetembroFGVIGP-10