Equilíbrio do corpo e mente

A yoga, prática para aqueles que procuram relaxamento, conta hoje com modalidades que fogem do convencional: do personalizado à técnica que se vale de acrobacias

iG Minas Gerais | Felipe Bueno |

As técnicas de yoga são múltiplas e o benefício é, resumidamente, único - melhor qualidade de vida
Melodi T/STOCKXPERT
As técnicas de yoga são múltiplas e o benefício é, resumidamente, único - melhor qualidade de vida




Viver num grande centro urbano, em meio ao caos do trânsito, exige momentos para meditação e relaxamento. O estresse cotidiano leva pessoas a procurarem tratamentos, convencionais ou alternativos, com o intuito de conter o esgotamento das energias. Para estimular o ânimo, restaurar a vitalidade do corpo e o equilíbrio, as terapias alternativas se tornaram um opção saudável. A yoga, disciplina do corpo e da mente, é uma prática meditativa milenar, que tem conquistado muitos adeptos contemporâneos.

As técnicas de yoga são múltiplas e o benefício é, resumidamente, único - melhor qualidade de vida. Contudo, segundo a professora do Yoga Shanti Studio, Flávia Silluzio Villani, as benesses da yoga podem ser entendidas como melhora da condição muscular de força e flexibilidade, melhora da respiração, aumento da consciência corporal, diminuição do estresse e ansiedade, além de acalmar a mente, melhorar a concentração e equilíbrio.

A prática da Hatha Yoga, que trabalha, entre outras coisas, segurança interior, o contentamento, disposição e o relaxamento, utiliza o corpo como ferramenta para o auto-conhecimento. De acordo com Flávia, ‘ha’ significa sol e ‘tha’, lua. E por isso Hatha Yoga pode ser chamada também de yoga do equilíbrio ou equilíbrio dos opostos. “É através do corpo que vivenciamos nossa experiência de vida. Tudo, pensamentos e sentimentos, acabam por se expressar no corpo e até criam doenças e desequilíbrios. Da mesma forma, podemos trabalhar sobre o corpo para que este se torne saudável e forte, nossa mente serena e clara e nossas emoções equilibradas”, explica.

As aulas são completas e consistem em mantras, asanas (posturas psicofísicas), yoganidra (relaxamento), pranayanas (controle da energia vital pela respiração) e meditação. Por trabalhar com o movimento dos músculos, ossos, órgãos e todos os organismos do corpo, a técnica é associada a um tipo de ginástica. Porém, diferente do que se imagina, o conceito da Hatha Yoga, além de envolver o fortalecimento físico, busca equilibrar o sistema nervoso, hormônios, pensamentos, respiração e emoções.

Yoga personalizada

Com o tempo cada vez mais escasso e difícil de administrar, em razão dos vários compromissos e obstáculos que a vida moderna impõe, as pessoas têm recorrido ao Personal Yoga. Não se trata de uma nova modalidade da yoga, e sim, de um atendimento personalizado, individual ou em grupo, com o menor número possível de praticantes.

Como destaca a professora Flávia Silluzio Villani, essa experiência é uma opção para quem precisa otimizar o tempo, e pode ser praticada em casa, no escritório ou estúdio. A flexibilidade atrai gestantes, pessoas com problemas de saúde, famílias que pretendem dividir um momento, empresários e atletas. O Personal Yoga é a yoga aplicada aos objetivos individuais. “Para uma pessoa que esteja sofrendo, por exemplo, de muita ansiedade, podemos montar a prática utilizando posturas (asanas) que reduzem a ansiedade e pranayanas também para esse mesmo fim”, exemplifica.

Há cinco anos trabalhando como professora de yoga, mas praticante de longa data, Dina Paula Lau faz atendimento à domicílio. Para ela, o serviço direcionado, além da comodidade, permite entender as necessidades específicas de cada pessoa. “As pessoas, normalmente, procuram esse tipo de atendimento por causa da dificuldade de locomoção e falta de tempo. Outro fator é importante observar - alguns precisam de uma aula focada. Para gestantes, é preciso fazer um preparatório para o parto. Outros estão iniciando, estão em uma etapa diferente e requerem atenção especial”, destaca Lau.

A yoga acrobática

Na mão inversa do atendimento personalizado, o acroyoga, fusão da massagem tailandesa e o movimento de acrobacias, oferece aos seus praticantes uma atividade coletiva, geralmente ao ar livre, com o propósito de revelar percepções e colocar o indivíduo em contato com o outro. A prática desperta para um entendimento de que a vida é construída por relações, e que as pessoas estão inseridas em uma comunidade global, sendo imprescindível a busca de apoio mútuo.

O grupo AcroYoga Belo Horizonte, liderado pela professora de yoga Carla Bricaire, promove, há cerca de dois meses, aos sábados, encontros gratuitos no parque das Mangabeiras, que reúnem adeptos da acroyoga. A iniciativa nasceu de uma página do Facebook, com o objetivo de convidar potenciais interessados em conhecer a modalidade. Segundo Sabrina Brandão, também professora de yoga, e integrante do grupo, no início surgiram cinco pessoas dispostas a vivenciar a atividade. Hoje, há encontros que chegam a 20 pessoas. “Diferente das outras técnicas, a acroyoga é a yoga das relações, é contemporânea. Ela é, necessariamente, feita em dupla ou em grupo. É responsável por integrar as pessoas, ativando a sensibilidade, o contato com o outro e, consequentemente, contribui para a construção de relações”, define.

A modalidade, que mescla três elementos - a yoga convencional, acrobacias e massagem tailandesa -, ganhou a preferência das modelos Gisele Bündchen e Izabel Goulart. Um dos seus benefícios é o fortalecimento muscular. Com exercícios em que as pessoas ficam ora em baixo, na base, ora em cima, suspensa, o voador, o trabalho muscular se torna intenso. A base se relaciona com o elemento terra, já o voador está em contato com o ar. Ambas as posições têm que lidar com a força da gravidade.

Serviço:

Yoga Shanti Studio
Rua Turmalina, 242 - Prado, Belo Horizonte
Professora Flávia Silluzio Villani
Contato: (31) 9116-0669

Hatha Yoga a domicílio
Professora Dina Paula Lau
Contato: (31) 9658-4203
E-mail: dinalau@bol.com.br

AcroYoga Belo Horizonte
Professora Carla Bricaire
Contato: (31) 9169-2651
E-mail: minhayoga@hotmail.com

Para saber se há um estúdio no seu bairro, acesse o site da Associação Mineira de Yoga 


Leia tudo sobre: yogaviver bemterapiameditação