Falta de chuva deixa moradores de Itabira sem água por 7 horas diárias

No dia em que o racionamento começou, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza, que abastece o município, estava captando 99 litros de água por segundo (l/s), sendo que o normal é 186 l/s

iG Minas Gerais | Bruna Carmona |

O fornecimento de água para os moradores de Itabira, na região Central do Estado, está suspenso durante sete horas diárias, por tempo indeterminado. Segundo a prefeitura, o racionamento foi necessário para evitar o desabastecimento total. Desde segunda-feira (15), o fornecimento de água em todos os bairros do município está sendo interrompido entre 13h e 20h desde de segunda-feira (15). De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira, a medida é uma forma que a autarquia encontrou para garantir que todas as regiões possam receber água de maneira justa e adequada.

Segundo a Saae, as altas temperaturas elevam os índices de evaporação da água e a reposição nos mananciais torna-se muito baixa. No dia em que o racionamento começou, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza, que abastece o município, estava captando 99 litros de água por segundo (l/s), sendo que o normal é 186 l/s.

Além da suspender o fornecimento durante parte do dia, a Saae pediu a colaboração dos moradores para evitar o desperdício de água.

Obras

Os equipamentos para a construção de uma nova ETA, que será batizada como Rio do Peixe, chegaram a Itabira no fim do mês de agosto. O projeto é uma parceria entre a prefeitura e a Saae para ampliar a captação de água no município. A previsão é que as obras sejam concluídas no meio do ano que vem.

De acordo com a prefeitura, um projeto para ampliar a operação da ETA Gatos, com captação de água da Barragem Santana, já foi concluído e aguarda licitação. A obra tornará possível captar 100 litros de água por segundo na barragem. A médio e longo prazo, haverá também a captação de água no Rio Tanque que, neste momento, está em fase de licitação dos projetos.  

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave