Vendas da linha branca caem 5% no ano

De acordo com a Eletros, a venda de TVs cresceu 16% no primeiro semestre na comparação com o mesmo período do ano anterior

iG Minas Gerais |

Consumidor abriu mão do fogão e da geladeira para comprar TV
JOAO GODINHO / O TEMPO
Consumidor abriu mão do fogão e da geladeira para comprar TV

São Paulo. As vendas da indústria em volume de eletrodomésticos da linha branca (geladeira, fogão e máquina de lavar) fecharam o primeiro semestre deste ano 5% abaixo do patamar de 2013, informou nesta segunda o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula. Na avaliação dele, os estoques mais altos do varejo não foram favoráveis para as vendas do setor até junho, mas ele acredita que a tendência a partir da segunda metade do ano é mais positiva.

“Até junho de fato a linha branca não estava bem em termos de giro de estoque, mas sei que o varejo já está tendo vendas melhores e a indústria está mais animada que no ano passado”, comentou. Kiçula ressaltou que na primeira metade do ano as vendas de linha branca foram prejudicadas pelo fato de o consumidor ter priorizado a compra de televisores em razão da Copa do Mundo.

De acordo com a Eletros, a venda de TVs cresceu 16% no primeiro semestre na comparação com o mesmo período do ano anterior. O segmento de TVs vinha tendo um crescimento mais acelerado até maio e freou em junho.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave