Brasil cai em grupo da morte na terceira fase do Campeonato Mundial

Campanha invicta do time de Bernardinho não foi premiada com um grupo menos complicado; regulamento colocou sorteio para definir os próximos adversários

iG Minas Gerais | DANIEL OTTONI |

Brasil terá dois favoritos ao título na nova etapa do Mundial que se inicia
DIVULGAÇÃO - FIVB
Brasil terá dois favoritos ao título na nova etapa do Mundial que se inicia

A campanha 100% do Brasil no Campeonato Mundial de vôlei masculino não serviu de nada para o grupo de Bernardinho encarar adversários menos complicados na terceira fase da competição.

Depois de vencer todos os jogos nos dois primeiros momentos, o regulamento colocou um sorteio para definir os próximos oponentes. Os seis times classificados estão, agora, em dois grupos de três. Podendo enfrentar seleções sem a mesma tradição, como Irã, França e Alemanha, o Brasil acabou caindo o grupo da morte, ao lado dos donos da casa da Polônia e dos russos, que estavam invictos até encarar o time de Bernardinho, no último domingo. Não bastando o nível dos concorrentes, o Brasil ainda teve que mudar de sede, mostrando um regulamento falho e nada favorável para quem realiza uma campanha impecável. 

Sem dúvidas. A vitória sobre os atuais campeões olímpicos mostrou a excelente forma em que o elenco brasileiro se encontra. Com os fundamentos afinados, não teve Muserskyi ou Grankin que parasse o atual tricampeão mundial.

“Ganhar um jogo como esse, contra a Rússia, dá moral ao nosso time, já que o caminho é longo. Ao mesmo tempo, não podemos achar que porque ganhamos essa partida, está tudo resolvido. Ainda temos outros importantes jogos pela frente e temos que manter o foco e a cabeça serena. A partir de agora começa a parte mais difícil do campeonato e temos que manter o bom ritmo que tivemos nas primeiras fases”, destaca o oposto Leandro Vissotto.

O jogador entrou contra a Rússia após o titular Wallace torcer o tornozelo. Wallace ainda é dúvida para o primeiro jogo da terceira fase. Desgastado, o grupo brasileiro tem outras preocupações físicas, como Murilo e Sidão. Lipe e Éder estão de sobreaviso para substituir os companheiros. 

Cuidados. Tudo o que foi construído até aqui serve de motivação para o Brasil partir para cima dos próximos adversários. Um pequeno deslize pode ser fatal nesta fase, onde apenas dois jogos estão marcados. Uma derrota pode ser decisiva para a saída do torneio.

Dos três times da chave, apenas dois se classificam para as semifinais. Uma vitória deixa a classificação muito perto e é em busca dela que os jogadores brasileiros entrarão em quadra, nesta terça-feira, contra a Polônia.

Terceira fase Campeonato Mundial masculino de vôlei

Grupo G (sede em Katowice) - Irã, França e Alemanha

Terça-feira 15h25 - França x Alemanha

Quarta-feira 15h25 - Alemanha x Irã

Quinta-feira 15h25 - França x Irã

Grupo H (sede em Lodz) - Brasil, Polônia e Rússia

Terça-feira 15h25 - Brasil x Polônia

Quarta-feira 15h25 - Brasil e Rússia

Quinta-feira 15h25 - Polônia x Rússia