A força do cinema em Minas

Projeto Imagem Possível promove exibição de longas e curtas de duas produtoras mineras, no Cine Sesc Palladium

iG Minas Gerais | Vinícius Lacerda |

Premiado. O curta “Quinze”, dirigido por Maurílio Martins, recebeu o Prêmio Aquisição Canal Brasil, na última edição da Mostra Ti
filmes de plástico / divulgação
Premiado. O curta “Quinze”, dirigido por Maurílio Martins, recebeu o Prêmio Aquisição Canal Brasil, na última edição da Mostra Ti

“Estado de Sítio” é um longa peculiar: conta com oito diretores que também são os protagonistas. Uma das justificavas dos realizadores para isso é a de utilizar o método de direção colaborativa na produção deste longa feito “na raça” e sem preocupação com refinamento estético. Quatro anos depois de lançado, a obra está presente na programação do Projeto Imagens Possíveis, que exibirá filmes das produtoras mineiras Filmes de Plástico e El Reno Fita, a partir desta terça, no Sesc Palladium.

Além da aposta na nova forma de direção, “Estado de Sítio” assume um papel importante na mostra por ter sido produzido em conjunto por integrantes das duas homenageadas. “Junto com o filme nasceu uma rede de amigos. Ele representa o elo entre as duas produtoras”, comenta o diretor e fundador da El Reno Fitas, Samuel Marotta. Um laço que simboliza o modo de produção de quase todos os filmes da mostra. “Esse primeiro trabalho foi realmente embrionário por ter selado diversas parcerias em trabalhos futuros. E a curadoria foi muito feliz por conseguir exprimir como nossos trabalhos são imbricados”, afirma o diretor e fundador da Filmes de Plástico, Maurílio Martins.

A verdade é que grande parte dos filmes produzidos pelas produtos não tem recursos vindos de outro lugar além do bolso deles mesmos, e, num contexto como esse, a camaradagem, torna-se fundamental para concretização de trabalhos. “Acredito que o cinema nacional contemporâneo está calcado em produções de baixo orçamento que utilizam de recursos diversos”, diz Martins, que filmou o curta “Contagem” – também na mostra – na frente de sua casa, na cidade-título.

Esse cenário, porém, não impede que realizações de qualidade surjam das duas produtoras. “Contagem” levou os prêmios de melhor direção no 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e no 17º Vitória Cine Video e o curta “Quinze” foi agraciado na última Mostra de Cinema de Tiradentes com o Prêmio Aquisição Canal Brasil. “Eu trabalhava tirando fotos de casamentos da pessoas do meu bairro na periferia e resolvi usar esse cenário para contar a história”, diz Martins, diretor do filme.

Também na mostra está o longa “Semana Santa”, dirigido por Leonardo Amaral e Samuel Marotta. A primeira obra da trilogia da El Reno Fita acompanha eventos do feriado santo na cidade de Dores do Turvo, interior de Minas Gerais e cidade natal de Marotta. “A equipe era reduzida e todos ficaram lá em casa. Mas deu tudo certo”, relata Marotta.

Assim, poucos filmes que integram a mostra foram produzidos com tranquilidade de recursos. Uma exceção é “Dona Sônia Pediu uma Arma para Seu Vizinho Alcides”, que contou com recursos do Filme em Minas, edital público anual viabilizado por meio da Secretaria de Estado de Cultura. “Felizmente nossas produções circulam bastante por festivais nacionais e internacionais. Fico muito feliz e tenho muito orgulho de fazer tudo isso”, diz Martins.

Oficinas. Na programação da mostra, além dos filmes,duas oficinas de cinema serão abertas ao público. A primeira delas, voltada para produção em cinema, será ministrada entre os dias 17 e 18 de setembro pelo produtor executivo e diretor de produção Thiago Macêdo Correia.

A segunda é voltada para quem deseja trabalhar com roteiro e será ministrada pelo diretor e roteirista André Novais Oliveira, entre os dias 11 e 12 de outubro. “A oficina é para iniciantes e durante esses dois dias passaremos pelos elementos básicos de um roteiro por meio de estudos e filmes”, adianta Oliveira. “A ideia é estimular as pessoas a escreverem roteiros e mostrar como essa área está crescendo muito no Brasil nos últimos tempos”. A programação completa no site www.sescmg.com.br.

Oficinas

Interessados em participar de alguma das duas oficinas que acontecem durante o projeto devem enviar um e-mail para educativopalladium@sescmg.com.br com currículo e indicando de qual oficina quer participar. Os e-mails serão recebidos até dois dias antes do início de cada oficina.

Agenda

O quê. Projeto Imagem Possível

Quando. 16 e 21 de setembro

Onde. Cine Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, centro)

Entrada. Gratuita

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave