Com estilo de jogo próprio, Corinthians encara Flamengo

Apesar do excesso de empates e do ataque econômico, timão tem se mantido no G4 e pega rival neste domingo, no Maracanã, às 16h

iG Minas Gerais | Agência Estado |

O Corinthians já mostrou neste Campeonato Brasileiro que tem um estilo de jogo diferente do líder Cruzeiro e deste São Paulo do “quadrado mágico”. E não se importa muito com isso. Com a sua maneira própria de jogar, o time do técnico Mano Menezes enfrenta neste domingo o Flamengo, às 16 horas, no estádio do Maracanã, no Rio, pela 21.ª rodada.

Para muitos, o Corinthians não joga bonito e não tem um futebol vistoso. Mas sabe se lá como se mantém no G4, apesar do excesso de empates e do ataque econômico quando se compara com os dois primeiros colocados.

“É possível vencer jogando de uma outra maneira, num outro estilo, e é preciso se respeitar isso. Você tem uma outra característica e o técnico tem que tirar o melhor (dos jogadores). É assim que caminhamos”, afirmou Mano Menezes.

O Corinthians não é um time que propõe jogo a todo o instante - e Mano Menezes sabe disso - e que ainda oscila muito no Brasileirão. A vitória da última quinta-feira, diante do Atlético Mineiro, foi a primeira depois de três rodadas de tropeços.

Mano Menezes também viu seus jogadores terem altos e baixos. Jadson virou reserva; Renato Augusto, titular. Os dois já jogaram juntos. Hoje, não mais. O uruguaio Lodeiro ainda não engrenou. E o ataque tem problemas quando Guerrero não está em campo. O peruano foi um dos jogadores que admitiram que é impossível comparar o momento do Corinthians com o São Paulo, por exemplo.

“Eles têm mais jogada individual, nosso time é de grupo, de raça. Falam que o São Paulo joga vistoso. Ainda não vi isso contra times grandes, quero ver contra nós”, afirmou, sabendo que no domingo que vem tem clássico, no Itaquerão.

Mano Menezes vai manter contra o Flamengo a base do time que jogou na última quinta. Mas haverá ganho de qualidade. Guerrero volta a ser titular depois de defender a sua seleção. Assim como Lodeiro, que deve ganhar a vaga de Petros, suspenso pelo STJD.

Uma dúvida é quem jogará ao lado de Guerrero no ataque. Luciano tornaria o time mais rápido na transição meio de campo ataque. O paraguaio Romero é outra opção - o problema é que ele não tem marcado gols, o que incomoda qualquer atacante.

Elias, que jogou no Flamengo no ano passado, tem sido fundamental no esquema de Mano Menezes. Bons contra-ataques têm sido criados em jogadas que começam com ele em roubadas de bola.

DISSABOR - O jogo tem tudo para ser complicado para Mano Menezes que reencontrará a torcida rubro-negra no Maracanã - 28 mil ingressos haviam sido vendidos de forma antecipada. Não se sabe qual será recepção que ele terá, mas certamente não será das melhores.

Há praticamente um ano, no dia 19 de setembro de 2013, o Flamengo perdeu por 4 a 2 do Atlético Paranaense pelo Brasileirão. De maneira surpreendente, Mano Menezes entregou o cargo após a derrota. Ele disse que não conseguiu passar o que pensa de futebol para o grupo. Meses depois o Flamengo seria campeão da Copa do Brasil.

Mano Menezes reapareceu no Corinthians no início deste ano. E não gosta muito de falar de sua passagem pelo time carioca. “Eu sabia que o Flamengo seria campeão da Copa do Brasil, mas achei que devia sair”, chegou a dizer o técnico.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave