Casa florida

Já que estamos em clima de primavera, saiba como levar as flores para dentro de casa, mesmo que sejam caindo do teto

iG Minas Gerais | Lorena K. Martins |

O bule (R$ 44) serviu de aparador para colocar rosas e enfeitar ambientes
MUNDO DE ANNA/DIVULGAÇÃO
O bule (R$ 44) serviu de aparador para colocar rosas e enfeitar ambientes

Já diziam os Titãs que “as flores de plástico não morrem”, e temos que concordar, embora algumas novidades de décor tenham surgido especialmente para levar a primavera para dentro de casa de uma forma mais prática e viva, é claro. Para que a estação dure dentro do lar mais do que um buquê de flores, a ideia agora é levar o jardim para os tetos e as paredes, que garantem uma durabilidade ainda maior.

Fresquinho no mercado, o Sky Planter desafia a gravidade com vasos que são pendurados no teto, uma espécie de lustre, ideal para ocupar pouco espaço em ambiente internos. “Ele é projetado exatamente para ficar de cabeça para baixo e tem um reservatório que vai liberando água à medida que a planta precisa, ou seja, não precisa regar todos os dias”, explica Leo Gomes, diretor da Casa Mangabeiras, que disponibiliza o produto de criação neozelandesa. Ainda de acordo com Leo, a orquídea em versão de Sky Planter é vedete na decoração. “Ela fica florida durante muito tempo e se adapta em ambientes internos arejados, com luminosidade sem luz direta do sol”, aconselha.

A gerente operacional das lojas do Inhotim, Bruna Oliveira, que também vende a Sky Planter, explica que são disponibilizados três tamanhos de vasos – mini, pequeno e médio – de acordo com a dimensão da raiz e o caule das plantas. “Os vasos pequenos são ótimos para plantar ervas aromáticas na cozinha, pois ficam ali dispostas para cozinhar a qualquer momento. Flores como beijinho e tillandsia também são superadaptáveis neste modelo”, acredita.

Além dos vasos de flores, Bruna indica executar ideias para florir a casa a partir de simples objetos. “Jarra de água, por exemplo, pode ser usada para decorar e fazer um arranjo florido e enfeitar a mesa”, indica.

Natureza viva

Geralmente encontramos nas paredes quadros, fotos e outros objetos decorativos, mas a moda agora é investir em quadros florais inspirados nos jardins verticais, mas de forma simplificada, chamado de “WallFlower”. “A semente é colocada dentro de um substrato natural, onde também existe um reservatório de água que indica quando está acabando. O bacana é que pode personalizar a moldura, fixar na parede ou usá-la sobre bancada, como um porta-retrato”, explica Leo Gomes.

Selecionamos a seguir ideias floridas e de fácil manutenção (ufa!) que certamente vão mudar a cara da sua casa.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave