É arte ou moda?

Conheça a primeira coleção de moda desenvolvida em Inhotim, em forma de residência artística

iG Minas Gerais | Deborah Couto |

Imagem da exposição gerada durante residência artística da Osklen no Inhotim
divulgação/osklen
Imagem da exposição gerada durante residência artística da Osklen no Inhotim

“A moda não está na moda, a arte está”. Foi com essa declaração que Oskar Metsavaht começou a apresentar sua coleção verão 2015 – sem desfile –, no último mês de abril, em São Paulo. A mesma que mostrou, desta vez com desfile, na semana de moda de Nova York (5 a 12 de setembro), no último dia 10. A afirmação polêmica tem um porquê. A grife carioca desenvolveu seu verão em uma residência artística de quatro dias em Inhotim. A parceria com o museu fez com que a coleção ganhasse “interessância”, tanto fashion quanto artística. Levou o nome do museu, para o olhar estrangeiro de fora do métier da arte. E isso traz benefícios para vários universos, o fashion, o turístico e o artístico, por exemplo. Comercialmente, todos ganham. W

A coleção em si foca bem mais no paisagismo que nas obras do instituto. Mas o traz como o complexo que é, assim como são complexas as criações da equipe Osklen, em termos de materiais, estamparia e styling. Não é roupa para qualquer um vestir. “A riqueza da nossa natureza e uma estética programada, a mão da natureza e a do homem junto. Inhotim é um percurso. A moda que foi inspirada em Inhotim, olha como ela se funde e vira outra peça de Inhotim!”, diz Oskar, mostrando que também não é roupa para qualquer um entender. Mas, é sim, de fácil apreciação. As peças, sobretudo as estampas, são lindas.

Cristiana Paz, gerente geral das lojas Inhotim e responsável pelo “casamento” do instituto com a grife, lembra que a parceria surgiu de uma sinergia muito grande entre as duas. “temos valores e conceitos parecidos, carregamos fortemente nossa brasilidade e conseguimos levá-la para o mundo. O trabalho que realizamos juntos envolve não apenas arte, mas arquitetura, natureza, design, tendo como referência um estilo de vida simples, despojado e inteligente. Ficamos muito felizes com o resultado, que conseguiu transpor nossa essência para esse rico universo da moda, do qual agora também fazemos parte.", afirma Cristina.

Além da coleção, a residência da Osklen em Inhotim rendeu uma exposição de fotografias e um documentário.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave