Tecnologia a favor do correntista

Consumidor é informado em tempo real sobre movimentação em conta e também detecta fraudes

iG Minas Gerais | Ana Paula Pedrosa |

Planejamento. Correntista tem que se informar sobre serviços antes de contratá-los
CHARLES SILVA DUARTE / O TEMPO
Planejamento. Correntista tem que se informar sobre serviços antes de contratá-los

Alertas de movimentação em conta corrente via SMS, acompanhamento de fatura do cartão, saldo da conta, aplicações programadas. Essas são algumas facilidades oferecidas pelos bancos por meio de sites ou de aplicativos para smartphones e que podem facilitar o planejamento do orçamento pessoal. “Um dos grandes problemas das pessoas é a falta de controle em relação à sua rotina financeira. Esses recursos dão uma certa confiança e aumentam a disciplina”, diz a conselheira do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG), Silvânia de Araújo.  

Ela explica que à medida que o consumidor é informado em tempo real sobre sua movimentação financeira, ele pode planejar melhor seus gastos. Outra vantagem é detectar mais rapidamente fraudes e movimentações indevidas em sua conta, já que recebe mensagens no celular informando todas as transações. Assim, o cliente pode bloquear o cartão ou trocar a senha de acesso à conta e evitar prejuízo maior.

Alguns desses serviços são pagos e o consumidor deve se informar sobre valores antes de contratar. Em geral, porém, Silvânia acredita que a relação custo-benefício seja vantajosa. “Quando é cobrado, o valor tem que ser averiguado e o consumidor tem que avaliar o custo-benefício. Na maioria das vezes, o benefício é maior”, afirma a especialista.

Outro ponto ao qual o consumidor deve ficar atento é a facilidade para contratar crédito por meio dos aplicativos. “Isso acontece também no caixa eletrônico. Tem que ficar muito atento para não fazer mau uso dessas ferramentas”, alerta.

Perfil. Um outro serviço que aumenta a segurança da conta é o bloqueio de movimentações que fogem muito ao perfil do usuário. Muitas vezes, o cliente só descobre esse serviço quando tem uma compra negada ou o cartão bloqueado e busca explicação pelos canais de atendimento do banco.

Crescimento Transações. Internet e mobile banking responderam por 47% das transações realizadas no Brasil em 2013, segundo a Febraban, que representa os bancos. Em 2009, esse índice era de 31%.

Alguns serviços Mensagens para acompanhar a movimentação da conta O cliente cadastra seu número de celular e recebe mensagens de texto toda vez que há alguma movimentação (saque, transferência, compras no cartão de débito e outros). O mesmo recurso pode ser usado para acompanhar a fatura do cartão de crédito. Acompanhamento do perfil do usuário O cliente não precisa contratar. Quando há alguma movimentação que foge muito ao histórico da pessoa, o banco bloqueia a conta ou nega a compra. Para desbloquear, é preciso procurar a instituição por telefone ou pessoalmente. Em alguns casos, é possível fazer o desbloqueio online. Aviso de viagem O cliente avisa ao banco quando vai viajar ao exterior (período da viagem e país de destino). Esse recurso evita que movimentações em outro país sejam barradas por fugirem ao perfil do usuário. Aplicações programadas O cliente informa ao banco quanto deseja aplicar na poupança, por exemplo. Define também o dia do débito em conta e por quantos meses a aplicação será feita. Ideal para formar o hábito de poupar. Fonte: pesquisa

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