Balé “A Bela Adormecida” é encenado em Belo Horizonte

iG Minas Gerais |

Clássico criado pelo russo Tchaikovsky (1840-1893), “A Bela Adormecida” é encenada hoje e amanhã no Grande Teatro do Sesc Palladium pelo Balé Nacional da Rússia. A companhia volta à capital mineira onde apresenta a montagem pela primeira vez, após circular por Brasília, Goiânia, Ribeirão Preto, São Paulo e Vitória.

O motivo para a coreografia viajar menos do que “O Lago dos Cisnes”, interpretada aqui pelo mesmo grupo no ano passado, se dá pela dificuldade de se trabalhar com ela por longos períodos, em razão da vigor físico exigido dos bailarinos.

“Esse é um dos espetáculos que mais necessitam de domínio técnico. Por isso uma grande turnê não é muito frequente. No palco, os bailarinos, permanecem bastante na ponta dos pés, e isso não é algo fácil”, explica Augusto Stevanavich, diretor da programação, que no país abarca ao todo 20 cidades.

Ele ressalta a presença da japonesa Fukuda Shiori e da italiana Spiller Elena que participam do elenco composto por 40 integrantes junto com o solista do Bolshoi, Andrey Evdokimov.

“Elas são artistas convidadas pela companhia nesta temporada. O Balé Nacional da Rússia descobre esses talentos durante as turnês mundiais. Isso contribui para trazer novo frescor às performances que, assim, são sempre renovadas”, acrescenta Stevanavich.

Não só o coletivo de artistas a ser visto é diferente daquele que aportou aqui em 2013. O produtor ressalta a escolha do cenário e da iluminação que atualizam o espetáculo. “Eles estão sempre experimentando tecnologias que são usadas, por exemplo, em grandes concertos musicais”, conclui. ()CAS

Agenda

O quê. Balé Nacional da Rússia apresenta “A Bela Adormecida”

Quando. Hoje e amanhã, às 21h

Onde. Grande Teatro Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, centro)

Quanto. Ingressos a partir de R$ 60 (inteira)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave