Comer argila é a mais nova moda entre as celebridades

Estudos indicam que a ‘geofagia’ pode proteger organismo de germe e parasita

iG Minas Gerais | Da redação |

Truque. Moda ganhou repercussão quando a atriz Shailene Woodley revelou que fazia sua pasta de dente com argila
Richard Shotwell
Truque. Moda ganhou repercussão quando a atriz Shailene Woodley revelou que fazia sua pasta de dente com argila

A argila é velha conhecida entre as inúmeras máscaras de beleza, que ajudam a tratar a pele devido às propriedades de esfoliação e limpeza. Mas surpreende é o fato de algumas celebridades norte-americanas afirmarem que estão usando o produto para escovar os dentes e até para se alimentar.

A moda ganhou repercussão quando a atriz Shailene Woodley, de “A Culpa É das Estrelas”, revelou seu truque de beleza. Em entrevista ao programa norte-americano “Late Night With Seth Meyers”, Shailene contou que produz a própria pasta de dente com argila. Segundo ela, os benefícios são a limpeza dos dentes, a refrescância no hálito e a desintoxicação do corpo.

“A primeira vez que ouvi sobre os benefícios de comer argila foi de um motorista de táxi. Ele era africano e disse que, onde nasceu, as mulheres comem argila quando estão grávidas”, afirmou ao site Into The Gloss. “Descobri que comer argila é ótimo porque ajuda a limpar do organismo refeições pesadas”.

A atriz e modelo norte-americana Zoë Kravitz, de “X-Men – Primeira Classe”, afirmou à revista “Us Weekly” que a ingestão de argila a fez perder 9 kg para um papel no filme “The Road Within”.

“Fiz uma purificação. Tentei fazer isso (a dieta) da forma mais saudável possível. Acabei bebendo argila, porque limpa o organismo e te deixa ‘cheia’”, contou Zoë.

Pesquisa sobre o tema revela que a prática de comer substâncias (como terra), também conhecida como “geofagia”, possivelmente protege o organismo contra invasores patológicos – como germes e parasitas, segundo o jornal “The New York Times”. Alguns levantamentos até apontam a argila bentonita como a que contém maior riqueza de nutrientes.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave