Investigação sobre rompimento de barragem em Itabirito já começou

Delegada esteve no local, junto com perícia; Secretaria de Estado de Meio Ambiente promete avaliar se houve omissão ou violação a regularização ambiental

iG Minas Gerais | Fernanda Viegas |

As investigações sobre o rompimento de uma barragem de rejeitos da Herculano Mineração, em Itabirito, na região Central de Minas Gerais, tiveram início na tarde desta quarta-feira (10). Com o acidente três funcionários do local morreram e um ficou ferido.

A delegada Mellina Isabel Silva Clemente, da cidade de Itabirito, sobrevoou o local e acompanhou o trabalho da perícia na área da mineradora. Um inquérito para investigar o caso já foi instaurado.

A superintendência regional do Departamento Nacional de Produção Mineral informou que enviou dois técnicos para o município para avaliar a situação do trabalho de extração. O Ministério do Trabalho também deve fiscalizar o local nesta quinta-feira (11). 

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alceu Torres Marques, também sobrevoou o local do acidente na manhã desta quarta e afirmou que as equipes do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema) irão avaliar se houve alguma ação ou omissão que teria violado as regras administrativas acerca da regularização ambiental ou extrapolado as autorizações concedidas.

Leia tudo sobre: barrageminvestigaçãopolícia civil