Setop abre licitação para gestão de aeroporto na Zona da Mata

Vencedor será responsável pela elaboração dos projetos de engenharia para modernização, execução de obras de ampliação, melhorias e aquisição de equipamentos

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

O aviso de licitação para Parceria Público-Privada de exploração e administração do Aeroporto Regional da Zona da Mata (ARZM) Presidente Itamar Franco, localizado entre Goianá e Rio Novo, foi aberto na última sexta-feira (5). O lançamento foi realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).

O vencedor da licitação será responsável pela elaboração dos projetos de engenharia para modernização do aeroporto, execução de obras de ampliação, melhorias e aquisição de equipamentos. Segundo a Setop, as empresas interessadas devem enviar suas propostas até às 17h, do dia 21 de outubro.

A abertura dos documentos acontece no dia 22 de outubro, às 14h30, na Cidade Administrativa.

As minutas do edital e anexos poderão ser obtidos no sítio eletrônico da Setop: www.transportes.mg.gov.br

Sobre o modelo de PPP

O modelo de PPP foi elaborado de modo a permitir o desenvolvimento focado tanto no transporte de passageiros quanto de cargas, dando flexibilidade à concessionária no desenvolvimento de negócios dentro do aeroporto. O objetivo é promover o desenvolvimento do ARZM contando com a participação de uma administração privada, à qual serão atribuídas metas de desempenho e evolução da movimentação de passageiros e cargas.

Uma Audiência Pública foi realizada no dia 12 de fevereiro, quando foi apresentada a versão final do modelo de concessão. Atualmente o Aeroporto Regional da Zona da Mata é administrado sob regime de terceirização pela empresa Multiterminais Alfandegados Ltda.

Existem hoje, por meio da empresa Azul Linhas Aéreas S/A, três voos diários tendo como destino Campinas e 02 voos diários para Belo Horizonte, com ocupação média de 85% dos assentos, significando 60.000 passageiros por ano.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave