FHC e Kofi Annan fazem alerta com relatório sobre política de drogas

Além deles, outros líderes internacionais também participam de comissão a favor da descriminalização do uso e posse de substâncias ilícitas

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Líderes internacionais apresentam relatório polêmico, levantando discussão sobre política de drogas adotada no mundo
gcdpsummary2014.com/Reprodução
Líderes internacionais apresentam relatório polêmico, levantando discussão sobre política de drogas adotada no mundo

Líderes internacionais divulgaram relatório impactante com propostas sobre a descriminalização do consumo e posse de drogas. As informações foram apresentadas nesta terça-feira (9) pela Comissão Global de Políticas sobre Drogas. Além do ex-secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, também fazem parte do grupo, personalidades internacionais e ex-presidentes de vários países. O texto do relatório levanta a discussão sobre a necessidade de se redefinir medidas mais eficazes e revisar as normas de punição e proibição que abrangem a política de drogas no mundo todo. Entre as recomendações sugeridas pela Comissão, estão: a descriminalização do uso e posse de drogas; a priorização da qualidade do sistema de saúde e segurança da comunidade e a permissão do mercado regular de drogas.

Apesar de polêmica, a publicação é vista como um alerta para a próxima reunião das Nações Unidas, que terá uma sessão especial para tratar do assunto, em 2016. Na apresentação desta terça-feira, a Comissão Global esteve presente no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), nos EUA. Depois da divulgação, os comissários vão se reunir com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e seu adjunto, o sueco Jan Eliasson.

Veja os nomes dos membros da Comissão Global de Políticas sobre Drogas:

Fernando Henrique Cardoso (Brasil) Ernesto Zedillo (México) César Gaviria (Colômbia) Ruth Dreifuss (Suíça) Jorge Sampaio (Portugal) Aleksander Kwasniewski  (Polônia) Ricardo Lagos (Chile) George P. Schultz -  ex-secretário de Estado dos Estados Unidos Mario Vargas Llosa - escritor e Prêmio Nobel Javier Solana - ex-Alto Representante da União Europeia Louise Arbour - antiga comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos Pavel Bém - ex-prefeito de Praga (República Tcheca) Richard Branson  - empresário engajado com causas sociais (Reino Unido) Thorvald Stoltenberg - ex-ministro das Relações Exteriores da Noruega e antigo alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados.

Acesse o site da Comissão, aqui

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave