Novo iPhone deve ser lançado hoje com tela maior e mais resistente

Espera-se que aparelho já venha com novo sistema operacional

iG Minas Gerais |

Fila dos ‘tarados’. Ano após ano, consumidores esperam na porta das lojas da Apple antes mesmo do anúncio oficial
Damian Dovarganes
Fila dos ‘tarados’. Ano após ano, consumidores esperam na porta das lojas da Apple antes mesmo do anúncio oficial

SÃO PAULO. Espera-se que a Apple apresente nesta terça as versões da próxima geração do iPhone, com diferentes tamanhos de tela, em evento na cidade de Cupertino, nos Estados Unidos. A empresa norte-americana deve anunciar ainda um modelo de relógio inteligente.

A companhia não confirma os lançamentos, embora a China Telecom, uma das maiores operadoras telefônicas do país asiático, tenha disponibilizado aos consumidores chineses a pré-venda do suposto iPhone 6. Não há como afirmar se as imagens do aparelho, que tem o design semelhante ao do último modelo de iPad da empresa, são verdadeiras.

No ano passado, a China Telecom também iniciou a pré-venda antes do lançamento oficial. As imagens do iPhone 5C se mostraram falsas posteriormente; mas as do iPhone 5S correspondiam à realidade. Antes do lançamento, a reportagem compilou as principais prováveis novidades do próximo iPhone.

TELA MAIOR. Desde que estreou no mercado, em 2007, o iPhone só passou por mudança de tamanho de tela uma vez – de 3,5 para 4 polegadas do iPhone 4S para o iPhone 5. Agora, seguindo a tendência de celulares cada vez maiores dos concorrentes, a empresa deve apresentar versões com telas de 4,7 e 5,5 polegadas.

Além disso, tudo indica que a tela será feita de cristal de safira, material mais resistente do que o vidro Gorilla Glass utilizado nos visores dos principais topos de linha da última geração, inclusive do iPhone 5S.

CELULAR-CARTEIRA. Há rumores de que a Apple está trabalhando em parceria com uma fabricante de chips holandesa, a NXP Semiconductors, para incluir tecnologia NFC (Comunicação por Campo de Proximidade, da sigla em inglês) no seu novo telefone celular.

O NFC permite que dois dispositivos se comuniquem sem o uso de fios, apenas encostando um no outro. O recurso poderia ser utilizado, entre outras funções, para pagamentos por aproximação em terminais e sistemas de cobrança.

iOS 8. É esperado que o novo aparelho já venha com a última versão do sistema operacional da Apple. O iOS 8 foi apresentado oficialmente pela companhia no começo de junho. A atualização está prevista para ir ao ar entre setembro e novembro.

A principal novidade em relação ao iOS 7 são as notificações inteligentes, que permitem ao usuário interagir com novo avisos sem precisar fechar o aplicativo que está usando. Outra novidade é o serviço de saúde HealthKit, que armazena dados sobre o histórico médico, sinais vitais e outras informações do tipo sobre o dono do aparelho.

Flash

Relógio. O suposto iWatch, segundo as especulações, terá os sensores mais eficazes do mercado para a prática desportiva, diferentes tamanhos e cores.

Capacidade de armazenamento pode ir dos 64 GB para 128 GB São Paulo. Sites especializados dizem que a nova versão do iPhone, que será apresentada pela Apple em evento nos Estados Unidos nesta terça, pode ter capacidade de armazenamento de até 128 Gigabytes (GB), igualando-se aos aparelhos da Samsung. O máximo do iPhone 5S é de 64 GB. Há ainda especulação de que o dispositivo inclua novo chip de wi-fi da Broadcom para conexão rápida. Com a proximidade do anúncio, vídes e fotos brotam a todo instante. Segundo levantamento do site Viral Update (viralupdate.com), 111 imagens do que seria o novo aparelho da Apple vazaram na internet, principalmente de fontes chinesas – país onde o aparelho já está sendo fabricado. Um dos vídeos mostra o suposto iPhone 6 de 4,7 polegadas em funcionamento. O reflexo das luzes nas bordas dá a impressão de que o vidro frontal é ligeiramente curvo – o que ajuda na hora de deslizar o dedo pelo touchscreen, além de supostamente trazer mais conforto no uso.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave