Teste que mede temperatura do hálito consegue identificar câncer

Conclusão do estudo de pesquisadores italiano aponta que voluntários diaginosticados com a doença apresentam temperatura maior

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Equipamento parecido com bafômetro mede temperatura do hálito e consegue identificar câncer de pulmão
BRUNO FIGUEIREDO - 30.10.2008
Equipamento parecido com bafômetro mede temperatura do hálito e consegue identificar câncer de pulmão

Já imaginou realizar um teste que mede a temperatura do hálito e descobrir um câncer de pulmão de forma rápida e não invasiva? Um estudo de pesquisadores italianos aponta justamente isso.

Os resultados do estudo desenvolvido por pesquisadores italianos foram apresentados nesta segunda-feira (8) na Alemanha, durante o congresso da Sociedade Respiratória Europeia.

Aproximadamente 82 pessoas participaram do processo de pesquisa e foram submetidas a exames tradicionais para detectar o câncer. Dessas, 40 foram diagnosticadas com a doença.

Processo

Para conseguir diagnosticar a doença, pesquisadores utilizaram um aparelho chamado X-Halo para medir a temperatura do hálito.

O resultado do estudo apontou que voluntários que com câncer apresentaram hálito com maior temperatura que o hálito das pessoas sem a doença. A pesquisa indicou, ainda, que a temperatura foi maior quanto mais avançado era o estágio do câncer ou quanto maior o tempo em que o voluntário era fumante. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave