Receita alerta sobre falso comunicado eletrônico de débito

O órgão distribuiu comunicado nesta segunda (8) alertando os contribuintes sobre mensagens falsas que circulam pela internet

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

 A Receita Federal distribuiu comunicado nesta segunda (8) alertando os contribuintes sobre mensagens falsas que circulam pela internet em nome do órgão.

Segundo a Receita, diversas tentativas de fraude eletrônica são identificadas todos os anos. Por isso, o alerta: o internauta precisa estar atento para não colocar em risco a segurança de seus dados fiscais, bancários e cadastrais, bem como dos arquivos de seu computador.

Em mais um golpe identificado, a vítima recebe uma mensagem contendo um suposto "comunicado eletrônico de débito". O aviso falso informa que o comunicado foi enviado para aquele e-mail pois ele consta da declaração do IR do ano anterior. Na verdade, "o anexo é um arquivo malicioso, destinado a roubar informações do usuário", diz a Receita.

O órgão esclarece, uma vez mais, que não envia mensagens por e-mail sem o consentimento do contribuinte, nem autoriza terceiros a fazê-lo em seu nome. Segundo a Receita, "o contribuinte deve ignorar esse tipo de mensagem, excluindo-a imediatamente, sem abrir arquivos anexados ou acionar links para endereços da internet".

A única forma de comunicação eletrônica entre a Receita e o contribuinte se dá por meio do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), acessível pelo site www.receita.fazenda.gov.br. Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita, acessar o site ou usar o Receitafone (número 146).

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave