Anvisa proíbe venda de suplemento com restrição à fenilalanina

A agência suspendeu nesta segunda-feira (8) a venda no país de todos os lotes do Profenil 2 e do Profenil 3

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu nesta segunda-feira (8) a venda no país de todos os lotes do Profenil 2 e do Profenil 3, usados por pessoas com restrição à fenilalanina, da Dynamic Lab Indústria Farmacêutica Ltda.

Segundo a agência, laudos laboratoriais apontaram a ausência, em parte desses produtos, de aminoácidos listados na composição do alimento (valina e isoleucina), e inspeções in loco identificaram o não cumprimento de critérios de qualidade na produção.

Foram atingidos pela proibição todos os lotes do alimento em pó para dietas com restrição de fenilalanina indicado para crianças de 0 a 1 ano da Profenil 1; todos os lotes do alimento em pó para dietas com restrição de fenilalanina indicado para crianças de 1 a 8 anos da marca Profenil 2; e todos os lotes do mesmo alimento indicado para crianças e adultos maiores de 8 anos da Profenil 3.

De acordo com resolução da Anvisa publicada nesta segunda, o veto a todos os lotes se justifica, em parte, à suspeita de reações adversas relacionadas ao uso do produto. A Dynamic Lab informou que já recolheu todos os lotes citados, que haviam sido distribuídos para o Paraná. E que não tem conhecimento de reações adversas relacionadas a seus produtos.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave