Avião de coalizão recebe ordem de pousar no Irã

Um avião com militares da coalizão liderada pelos Estados Unidos no Afeganistão pousou em um aeroporto iraniano, após autoridades locais questionarem o plano de voo

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Um avião com militares da coalizão liderada pelos Estados Unidos no Afeganistão pousou em um aeroporto iraniano, após autoridades locais questionarem o plano de voo.

Os cerca de 100 militares que estavam no avião viajavam da base aérea afegã Bagram a Dubai, nos Emirados Árabes. Eles pousaram em Bandar Abbas, no Irã, por ordem de controladores de voo iranianos.

Segundo o governo Obama, trata-se de uma situação burocrática que será resolvida rapidamente, e não um problema diplomático entre dois países com histórico de conflitos. "Isso é um problema burocrático com o plano de voo. Esse não é um comunicado político", disse uma autoridade americana.

Os iranianos haviam instruído a tripulação do avião a voltar ao Afeganistão, mas o piloto disse que não teria combustível para fazer a volta. Então, os controladores pediram o pouso. Uma autoridade iraniana disse que aviões de guerra acompanharam o avião até o solo.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave