Polícia alerta para golpes com boletos bancários pagos pela internet

Segundo delegado, na última semana, 12 ocorrências foram registradas; ao todo, prejuízo gira em torno de R$ 25 mil

iG Minas Gerais | CAROLINA CAETANO |

A comodidade de realizar pagamentos bancários pela internet faz com que muitas pessoas optem pelo serviço. Porém, é necessário ficar atento para não cair em golpes durante transações bancárias. Nesta sexta-feira (5), a Polícia Civil alertou à população e informou que, só na última semana, 12 ocorrências foram registradas nas duas Delegacias Especializadas de Crimes Cibernéticos (DEICC) da capital mineira. Ao todo, o prejuízo gira em torno de R$ 25 mil.

De acordo com o delegado César Duarte Matoso, ao tentar gerar um segundo boleto, a pessoa pode cair em um golpe. “Durante o preenchimento dos dados, um vírus, que pode ser do computador ou do provedor, pode fazer com que o valor, quando pago, vá para uma outra instituição financeira que não seja o banco que deveria receber o pagamento”, explicou.

Ainda segundo o delegado, os internautas devem, no mínimo, conferir os três primeiros dígitos do código de barra ou, quando tiver possibilidade, fazer o pagamento direto no banco. “A pessoa só fica sabendo que foi enganada quando o credor avisa que não recebeu a quantia. Quem cair em algum golpe deve registrar um boletim de ocorrência”, alertou.

O DEICC investiga os casos que foram denunciados e tentar localizar os autores das fraudes que, se forem encontrados, podem responder por estelionato.

Leia tudo sobre: boleto bancáriogolpeinternet