Leão de circo é apreendido e vira atração em rua de Lavras

Lei Estadual proíbe a presença de animais em circos; o leão deverá ser levado para um zoológico da região

iG Minas Gerais | JOSÉ VÍTOR CAMILO |

Um leão foi apreendido na última quarta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), na cidade de Passa Tempo, no Sul do Estado, e chamou a atenção da população de Lavras após o veículo que o transportava furar o pneu na cidade. 

Segundo nota divulgada pelo Ibama, o Escritório Regional do instituto em Lavras recebeu uma denúncia feita através da Linha Verde, a ouvidoria do órgão, e se deslocou até a cidade. O leão estava no circo Aritana e, segundo o chefe do escritório, Adriano Garcia, é manso e de idade avançada.

"A Lei estadual nº 21.159/2014 proíbe a presença de animais em circo. Além disso, o recinto em que ele estava tem as dimensões reduzidas, o que caracteriza maus-tratos”, explicou Garcia. Durante o trajeto até a cidade de Lavras, o veículo usado para o transporte furou o pneu e parou, o que acabou chamando a atenção da população, que se aglomerou em volta do animal. 

Vendo a movimentação em sua volta, o leão acabou ficando estressado, e o Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar a situação. O animal foi levado para a sede do Ibama em Lavras e será transferido para algum zoológico da região.

Leia tudo sobre: LEÃOAPREENDIDOLAVRASCIRCOPASSA TEMPOARITANASUL DE MINAS