Pop e alternativo dividindo o mesmo palco

Evento reúne Dibigode, Iconili e Mauricio Ribeiro tocando ao lado de Hamilton de Holanda, na praça Duque de Caxias

iG Minas Gerais |

O Dibigode vai fazer uma homenagem ao sambista mineiro Ataulfo Alves, além de tocar músicas próprias
Dibigode/divulgação
O Dibigode vai fazer uma homenagem ao sambista mineiro Ataulfo Alves, além de tocar músicas próprias

Ainda que o mainstream e o underground vivam realidades distintas, não é de hoje que os dois começaram a se esbarrar ou se completar no mesmo palco. É a partir dessa brecha que o I Dia Instrumental inaugura uma nova opção para a cidade, unindo as duas expressões. Neste feriado de 7 de setembro, duas bandas e um artista instrumentais de Belo Horizonte vão se apresentar ao lado do renomado bandolinista Hamilton de Holanda, em uma série de shows na praça Duque de Caxias, que pretendem ser anuais.

“Todos os grupos irão tocar seu trabalho autoral. A ideia do projeto é justamente essa, dar visibilidade para a cena contemporânea de música instrumental em Minas Gerais, que é enorme e conta com exímios instrumentistas e compositores, auxiliando assim na formação de público desses artistas. Somado a isso, haverá sempre um convidado de renome nacional ou internacional”, explica Henrique Chaves, diretor da SleepWalkers Entretenimento, realizadora do evento Dia Instrumental, que é viabilizado com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocínio da Ambev.

A partir das 14h, quem abre as apresentações é a banda Dibigode, que além das canções autorais do último álbum “Live Session Midwest Tour” (2013), vai mostrar ao público arranjos novos que estarão no disco-homenagem ao sambista mineiro Ataulfo Alves, a ser lançado pela Natura Musical até o fim deste ano. Em um conjunto de oito releituras, os seis integrantes da banda desconstroem as harmonias do bamba mineiro da década de 1950 com guitarras e experimentações percussivas e eletrônicas.

“Pegamos as melodias do Ataulfo, que são mais simples, e encaixamos no nosso som, que é mais complexo. Mas tivemos a preocupação de mesmo destoando muito das harmonias originais, manter aquele barulhinho que lembra uma canção como ‘Ai Que Saudades da Amélia”’, diz o guitarrista do Dibigode, Vicente França. Além do samba mais clássico de Ataulfo Alves, o repertório também carrega pérolas como “Tempos de Criança” e “Você Passa”.

Outro artista que também vai entoar homenagens é o compositor e violonista Mauricio Ribeiro. Acompanhado por Joana Radicchi (flauta), Vinícius Augustus (sax soprano e flauta), Pedro Santana (baixo) e Edson Fernando (percussão), o músico interpreta as canções autorais do show “Ventania no Serrado”, que mistura frevos, choros, xaxados, maracatus, baiões e outros ritmos brasileiros. Intercalado a isso, o compositor também passeia por releituras de compositores como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti e Milton Nascimento. “Mais do que um simples show, é a chance de ter alguém de grande expressão como o Hamilton de Holanda meio que apadrinhando o pessoal independente, dando força e trazendo público”, diz o cantor e violonista.

O evento ainda ganha mais arranjos instigantes com show da banda Iconili, respaldada pela boa afinação dos seus 12 membros, que abusam dos metais, sopros, percussão, baixo e órgão para transitar para evocar o jazz, o rock, a África e brasilidades autorais.

Fechando o dia, Hamilton de Holanda, principal discípulo de Jacob do Bandolim, apresenta o show “Hamilton de Holanda Quinteto”, indicado duas vezes ao Grammy por melhor grupo e disco. No repertório, um apanhado clássico de Pixinguinha, incluindo “Carinhoso” e “Naquele Tempo”. “Fiquei feliz com o convite porque é um formato diferente de festival. E isso agrega, ouvir um som que a gente nunca viveu é transformador e vou encontrar coisas boas em BH, como sempre acontece quando estou lá”, diz Hamilton.

Serviço. O I Dia Instrumental acontece neste domingo, dia 7, a partir das 14h, sendo que o último show começa às 19h30. Todas as apresentações serão na praça Duque de Caxias, no Santa Tereza, com entrada gratuita.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave