Corrida acirrada pelo governo de Minas

De acordo com levantamento, Pimentel tem 33,9% das intenções de voto contra 21% de Pimenta da Veiga

iG Minas Gerais |

Pimenta da Veiga. 
 
Candidato tucano tem 21% das intenções de voto
DENILTON DIAS / O TEMPO
Pimenta da Veiga. Candidato tucano tem 21% das intenções de voto

Pesquisa realizada pelo , entre os dias 21 e 25 de agosto, aponta estabilidade nas intenções de voto dos candidatos ao governo de Minas. Mas o que chama a atenção é o grande percentual de indecisos que, na comparação com o levantamento anterior, cresce mais do que a margem de erro de 2,16 pontos percentuais, passando de 25% para 28,9%. O número mostra que a disputa pelo governo de Minas ainda está aberta.DataTempo/CP2

O candidato do PT ao governo de Minas, Fernando Pimentel, lidera a pesquisa com 33,9% das intenções de voto. Em 8 de agosto, ele contabilizava 33,2%. O seu concorrente mais próximo é Pimenta da Veiga, que passou de 20,7% da preferência do eleitorado no levantamento anterior para 21% agora. O candidato do PSB, partido da ex-senadora Marina Silva, Tarcísio Delgado, tem 2,6% das intenções de voto. Antes tinha 2,8%. Todos os outros concorrentes registram percentual igual ou inferior a 1,1%. A diferença entre o primeiro e o segundo colocados cresceu de 12,5 pontos para 12,9 pontos percentuais.

Fernando Pimentel vence Pimenta da Veiga e Tarcísio Delgado nas simulações de segundo turno. No cenário em que ele disputa com Pimenta da Veiga, o petista obtém 40,9%, e seu adversário tucano, 24,8%. A situação ainda é mais confortável para Pimentel quando o embate direto é com Tarcísio Delgado. Nessa situação, ele tem 48,7% das intenções de voto, seu melhor desempenho, contra 10% do concorrente do PSB.

No confronto entre Pimenta da Veiga e Tarcísio Delgado, o tucano sai vitorioso com 38,3%. Delgado está com 13,3%, o mais alto percentual obtido por ele nesse levantamento.

Espontânea

Quando não são apresentados os nomes dos concorrentes para o entrevistado, o número de indecisos ainda é maior do que na pesquisa estimulada, atingindo 39%. Outros 29,8% dizem que não conhecem os candidatos. Ou seja, dois terços dos pesquisados ainda estão com o voto indefinido, quando não têm uma lista dos concorrentes ao governo de Minas em mãos.

Apesar da indefinição, Fernando Pimentel lidera o levantamento espontâneo, com 14,3% das intenções de voto. Pimenta da Veiga tem 7,9%. Tarcísio Delgado tem 0,5%.

Nomes que não concorrem ao governo do Estado, como Antonio Anastasia, que é candidato ao Senado, e Aécio Neves, que disputa a Presidência da República, também foram citados.

Rejeição

Ao contrário do que foi verificado no levantamento anterior, Pimenta da Veiga é o candidato mais rejeitado pelos pesquisados. Dizem que não votariam nele 10,5%. Em 8 de agosto eram 9,5%. Já a rejeição a Fernando Pimentel caiu de 11,8% para 7,9% – queda superior à margem de erro de 2,16 pontos percentuais.DataTempo

O candidato menos rejeitado é o professor Túlio Lopes, que não receberia o voto de 2% dos entrevistados.

Dados

O levantamento, realizado de 21 a 25 de agosto, foi registrado na Justiça Eleitoral com protocolo MG-00067. Foram feitas 2.066 entrevistas. A pesquisa foi encomendada pela Sempre Editora.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave