Tanto faz o tipo de dieta, o que funciona é segui-la

Cientistas canadenses afirmam que métodos têm resultados similares

iG Minas Gerais |

Resultados das dietas são bastante semelhantes
Pedro Silveira / O Tempo
Resultados das dietas são bastante semelhantes

Toronto, Canadá. Quem está na luta contra a balança precisa apenas escolher uma dieta mais adequada para o seu estilo de vida e seguir em frente de forma disciplinada. Pesquisadores canadenses afirmaram em um novo estudo que os resultados das dietas são bastante semelhantes se o paciente for fiel a ela – independentemente de o método ser o Vigilantes do Peso ou a dieta de Atkins, entre tantas outras.

O estudo, que reuniu dados de 48 testes clínicos, observou que todas as dietas cortaram calorias a um nível semelhante, o que pode explicar os resultados.

Os cientistas da Universidade de McMaster, em Ontário, e do Hospital do Instituto de Pesquisa de Doenças Infantis, em Toronto, analisaram dados de mais de 7.286 pessoas acima do peso que estavam de dieta.

O estudo mostrou que, após 12 meses, quem seguiu uma dieta com pouco carboidrato e baixo nível de gordura perdeu em média 7,3 kg. Aqueles que seguiam uma dieta baixa em carboidrato perderam um pouco mais de peso nos primeiros seis meses.

Mas “as diferenças entre as dietas foram pequenas e pouco significativas do ponto de vista de quem quer perder peso”, eles escreveram. “Nossos resultados devem servir para reassegurar os médicos e o público de que não há necessidade de (escolher) uma única dieta que funcione para todos, porque dietas diferentes parecem oferecer benefícios (semelhantes) na perda de peso”, diz o estudo.

Mas a pesquisa não analisou os efeitos mais amplos de cada dieta sobre a saúde dos indivíduos, por exemplo, em termos de níveis de colesterol, que podem variar de acordo com a escolha.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave