Economia dos EUA continua em expansão, diz relatório do Fed

No relatório, baseado em informações sobre a atividade empresarial apuradas em todo o país, o Federal Reserve informou que seis de seus 12 distritos relataram crescimento econômico "moderado"

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

A economia dos Estados Unidos se expandiu em ritmo "moderado" na maior parte do país entre julho e agosto, com a indústria automotiva mostrando forte crescimento e as condições bancárias melhorando, segundo o relatório Livro Bege do Federal Reserve, banco central americano.

No relatório, baseado em informações sobre a atividade empresarial apuradas em todo o país, o Fed informou que seis de seus 12 distritos relataram crescimento econômico "moderado". O documento servirá de base para a discussão sobre a política monetário americana na reunião do banco central de 16 e 17 de setembro.

Trabalho 

As condições do mercado de trabalho ficaram relativamente inalteradas, mantendo o ritmo modesto na maioria dos distritos, disse o Fed.

Contudo, a instituição disse que a maioria dos distritos encontrou dificuldades para encontrar certos tipos de mão de obra qualificada, citando ocupações como tecnologia da informação, motoristas de caminhão e trabalhadores do setor de construção.

A maioria dos distritos reportou um crescimento moderado dos gastos de consumo, com as vendas de automóveis liderando a expansão. Porém, dois distritos, Filadélfia e Dallas, reportaram queda das vendas.

Produção agrícola

Muitos locais também reportaram produtividade recorde na produção agrícola, com correspondente declínio nos preços de certas commodities.

Relatórios de doze dos distritos do Federal Reserve indicaram que a atividade econômica continuou se expandindo desde o Livro Bege anterior; no entanto, nenhum dos distritos apontou para uma mudança distinta no ritmo geral de crescimento, segundo o relatório.

"De forma geral, as pressões de preços permanecem amplamente inalteradas", informou o banco central.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave