Sexo casual interfere na qualidade da relação

Em nossa cultura, muitos casais passam muito tempo juntos e fazem amor, porém, não conseguem caracterizar a situação deles

iG Minas Gerais | Tara Parker Pope |

Ficção. No filme ‘Sexo sem Compromisso’ (2011), personagens de Ashton Kutcher e Natalie Portman fazem acordo para manter relação casual
fox/divulgação
Ficção. No filme ‘Sexo sem Compromisso’ (2011), personagens de Ashton Kutcher e Natalie Portman fazem acordo para manter relação casual

Nova York. Os casais que começaram com um relacionamento sexual casual tiveram menor probabilidade de ter um casamento de alta qualidade. Entre esses casais, 36% tiveram casamentos de alta qualidade, comparados a 42% dos casais que disseram que não transaram antes do namoro.  

A maioria dos casais que moraram juntos antes do casamento disse que conversou ativamente sobre a decisão; contudo, 37% disseram que a coabitação foi algo que “simplesmente aconteceu”. Geralmente, os casais no primeiro grupo tinham melhores casamentos.

“Ser levado pelas transições que alteram a vida produz um resultado pior”, disse Scott Stanley, professor de pesquisa da Universidade de Denver e coautor do novo estudo.

Stanley disse que muitos casais acabam sendo arrastados pelas grandes decisões – em vez de tomá-las – como uma forma de evitar “a conversa” que ajuda a definir um relacionamento e um comprometimento a dois.

“Os relacionamentos hoje são muito mais incertos. Se você definir as coisas, corre o risco de separação. Talvez você não queira realmente saber qual o nível de comprometimento, e sente que é mais seguro não ter a conversa”.

Em nossa cultura, muitos casais passam muito tempo juntos e fazem amor, porém, não conseguem caracterizar a situação deles. Stanley ressaltou que a primeira “conversa” que os casais precisam ter é responder à pergunta, “É namoro?”.

“As pessoas não têm clareza nem mesmo sobre o que é namoro hoje, sobre o que não é namoro e sobre quais são as regras”, disse Stanley. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave