Rua Pirapetinga é tomada por tapete de folhas

Fenômeno ocorre em função do tempo seco e da proximidade da primavera; moradores aprovam

iG Minas Gerais | Patricia Medeiros |

Beleza. Folhas ocupam calçadas e parte do asfalto de rua
DANIEL DE CERQUEIRA
Beleza. Folhas ocupam calçadas e parte do asfalto de rua

Desde a última semana, folhas de árvores estão invadindo a rua Pirapetinga, no bairro Serra, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Vindas principalmente das castanheiras, elas formam um tapete de folhas na via.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a rua também tem árvores das espécies magnólia, legustre, fícus, bauhínia, assacus e espatateodea. Segundo a pasta, não há como estimar um número exato de árvores no local.

Para os moradores, a paisagem é muito bem-vinda. “Acho muito lindo, alegra muito toda a cidade. Como reclamar de uma obra-prima, de uma beleza de Deus?”, afirmou o morador Antonio Oscar Pinheiro, 90.

Para a estudante Maria Rita Oliveira, 28, as folhas não atrapalham. “Fica um tapete muito bonito. Mas é preciso observar se não vai causar um problema quando chover”, disse.

Segundo a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), a varrição na rua Pirapetinga é feita toda terça-feira. Ainda não houve pedidos para que a limpeza fosse feita mais vezes ou que diminuísse por causa das flores e folhas. Causa. Com o clima mais seco e a aproximação da primavera, é comum a troca de folhagens. Nesta época, as árvores costumam perder folhas e galhos para evitar a perda de água. Assim que acontecerem as primeiras chuvas, as plantas, em geral, se renovam.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave