Verificador é difícil de encontrar

Mudança na NBR 6118 determina que todos os projetos de estruturas de concreto sejam revisados

iG Minas Gerais | Joana Suarez |

Apresentação. Prefeitura mostrou ontem projeto de demolição da alça norte do viaduto, que ficou de pé
douglas magno
Apresentação. Prefeitura mostrou ontem projeto de demolição da alça norte do viaduto, que ficou de pé

Desde maio, está em vigor a atualização na Norma Brasileira (NBR) 6118 que passou a exigir certificação de qualidade de todos os projetos de estruturas de concreto do país. Antes, o item 5.3.1, que trata da avaliação da conformidade, possuía o termo “dependendo do porte da obra”, que foi retirado. Existe, porém, um receio no mercado de que a determinação não seja cumprida, e entre os motivos estaria a dificuldade de se contratarem engenheiros verificadores para fazer o trabalho. Como principal consequência estão revisões malfeitas ou nem mesmo realizadas.

Na semana passada, O TEMPO mostrou que a Prefeitura de Belo Horizonte não apresentou a Certificação de Qualidade do Projeto (CQP) do viaduto Batalha dos Guararapes, na avenida Pedro I, que desabou há dois meses. Há uma preocupação de engenheiros especialistas em estruturas quanto à verificação das obras na capital. Se o elevado que caiu tivesse passado por uma revisão antes de ser executado, os erros já constatados no projeto pela Polícia Civil poderiam ter sido detectados.

Constrangimento. Segundo o engenheiro de estruturas Ubirajara Camargos, há uma dificuldade de contratar a verificação porque muitos engenheiros ficam receosos de revisar o trabalho do colega projetista. “Essa ideia nasceu há 15 anos. Mas ainda há poucos profissionais que fazem esse trabalho, porque se entende que tem que ser mais experiente que o projetista. Agora terá uma demanda muito grande”.

Entidade

Alerta. Em entrevista ao portal Cimento Itambé, o vice-presidente da Abece, Augusto Freitas, disse que a nova versão da NBR 6118 acende um alerta quanto à escassez de verificadores no país.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave