Na Austrália, surfistas encaram uma das ondas mais perigosas do mundo

Com muitos caldos e tubos, os competidores disputaram oito baterias, todas com vitórias dos australianos

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

11 dos 16 competidores da primeira edição da Red Bull Cape Fear eram australianos
Rodd Owen / Red Bull Content Pool
11 dos 16 competidores da primeira edição da Red Bull Cape Fear eram australianos

16 surfistas aceitaram o desafio de encarar a onda mais perigosa do Mundo, a Ours, na Baía de Botany, no leste da Austrália. Eles competiram a primeira edição da Red Bull Cape Fear. 

Como era esperado, não faltaram caldos e tubos durante a disputa. Melhor para os australianos, que venceram as oito baterias. Como no caso do embate entre Ryan Hipwood e o hawaiano Jamie O'Brien. 

"Esse evento foi divertidíssimo. Parecia um passeio de montanha russa", comentou Hipdwood. "Eu já planejava fazer isso por seis ou sete anos e agora que acabou eu estou tirando um peso enorme dos meus ombros. Eu estou realmente impressionado com o evento e com os atletas que vieram. Espero que este seja só a primeira de muitas edições", completou. 

O local da disputa é o mesmo onde o Capitão James Cook aportou há mais de duzentos, no primeiro contato com a Austrália. 

"Não tenho nenhuma dúvida que o Red Bull Cape Fear é a onda mais perigosa do mundo. Não existe onda de 6 a 10 pés no mundo que é mais pesada que ela. Além da força da água, ela fica localizada sobre um coral super raso e afiado, a onda quebra a apenas dez metros do penhasco. Então, se você cai e não se arrebenta nos corais no chão, você ainda corre o risco de ser arremessado contra as pedras", explicou um dos organizadores do evento esportivo, Mark Matthews. 

Resultados: 

Bateria 1 - Ryan Hipwood (AUS) venceu Jamie O’Brien (HAV) Bateria 2 - Mark Mathews (AUS) venceu Shane Dorian (HAV) Bateria 3 - Laurie Towner (AUS) venceu David Rastovich (NZL) Bateria 4 - Koby Abberton (AUS) venceu Bruce Irons (HAV) Bateria 5 - Dean Morrison (AUS) venceu Ian Walsh (HAV) Bateria 6 - Richie Vaculik (AUS) venceu Evan Faulks (AUS) Bateria 7 - Kirk Flintoff (AUS) venceu Jai Abberton (AUS) Bateria 8 - Jesse Polock (AUS) venceu Sam Macintosh (AUS)

Leia tudo sobre: surfesurfondaperigosared bull fearOurs