Falha no iCloud pode ter facilitado vazamento de fotos de celebridades

Fotos íntimas de 101 celebridades foram vazadas neste domingo (31) por usuários anônimos do site de compartilhamento de imagens 4chan

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Apple/Reprodução
undefined

Fotos íntimas de 101 celebridades foram vazadas neste domingo (31) por usuários anônimos do site de compartilhamento de imagens 4chan.

Dentre as famosas que tiveram sua privacidade violada, estão a atriz Jennifer Lawrence, a cantora pop Victoria Justice e a modelo Kate Upton. A protagonista de "Jogos Vorazes" confirmou a autenticidade de suas fotos.

Segundo o hacker que divulgou as fotos primeiro, o conteúdo foi coletado do iCloud, serviço de armazenamento na nuvem da Apple, que guarda fotos, e-mails, contatos e sincroniza esses dados com outros dispositivos.

Para reforçar a teoria de uma falha de segurança no iCloud, o site "The Next Web" reportou um script que se aproveitava de uma vulnerabilidade do Find my iPhone, aplicativo para buscar dispositivos perdidos.

O código usa um método conhecido como "força bruta", que testa repetidamente palavras e frases comuns para adivinhar a senha de uma conta cujo endereço de e-mail é sabido. Normalmente, algumas tentativas incorretas levam um serviço de internet a bloquear o acesso do invasor e alertar o dono da conta. Mas a falha no Find my iPhone permitia quantas combinações fossem necessárias.

Ao testá-lo, o "Next Web" descobriu que a falha já havia sido corrigida pela Apple, uma vez que múltiplas tentativas incorretas desativaram a conta alvo "por razões de segurança". Não se sabe há quanto tempo tal vulnerabilidade existia. Nem é confirmado se foi ela que levou ao vazamento das fotos. Ao jornal "The Independent", a Apple se recusou a comentar o caso.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave