Programa esconde secretário

iG Minas Gerais |

Brasília. A campanha da presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, mostrou em seu programa eleitoral a história de um homem apresentado como um humilde agricultor, mas ocultou que ele é secretário de um município gaúcho. No programa que foi ao ar no último dia 23, José Veit, 53, secretário de Agricultura de Bom Princípio (RS), aparece sentado na cozinha de uma casa, olhando fotos de seu filho Odair, enquanto conta que o jovem teve que trocar o campo pela cidade, no passado, por falta de perspectivas de trabalho. “Ele trabalhou comigo desde pequenininho, sempre junto comigo. Ele saiu porque não tinha perspectiva de ter um futuro na agricultura. Mas graças a Deus, hoje está comigo”, diz José Veit na gravação. Depois, uma locutora afirma que Odair voltou ao campo graças ao apoio à agricultura familiar nos governos Lula e Dilma, por meio de programas como o Pronaf.  

O caso foi revelado em reportagem da revista “IstoÉ”. De acordo com notícia divulgada no site da Prefeitura de Bom Princípio, José Veit assumiu o cargo no governo municipal em junho de 2013 para cumprir acordo feito durante a campanha de que a Secretaria de Agricultura seria chefiada por um membro da base aliada. Bom Princípio, que fica a 71 km de Porto Alegre, é administrada pelo prefeito Vasco Alexandre Brandt, do PMDB, aliado local do PT.

Em nota, o comitê da campanha petista afirma que os depoimentos no programa são de histórias reais de pessoas beneficiadas por programas do governo federal, e que o fato de José Veit ocupar cargo no município não apaga o fato de que ele e sua família têm a vida dedicada à agricultura familiar. A equipe não respondeu o motivo de o cargo de Veit ter sido ocultado no programa eleitoral.

Histórias

Real. Segundo a assessoria de imprensa da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff, os personagens e histórias apresentados nos programas de televisão e rádio do PT são reais.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave