Uso de frequencímetro é um aliado na hora de praticar exercício físico

Fórmula simples ajuda atleta iniciante e veterano a controlar seus batimentos

iG Minas Gerais | Albert Sun |

Monitor. Preso a uma alça, o dispositivo pode ser usado ao redor do peito
Divulgacao / Quad Lock
Monitor. Preso a uma alça, o dispositivo pode ser usado ao redor do peito

Nova York, EUA. Qual é a melhor maneira de usar um monitor de frequência cardíaca com o intuito de entrar em forma? O monitor de frequência cardíaca pode ser útil no treino de corredores e outros atletas, experientes ou iniciantes. Preso a uma alça, o dispositivo pode ser usado ao redor do peito, no pulso ou até na cabeça e ajuda as pessoas a realizarem seu treino na intensidade correta. Como a maioria não possui tela, para visualizar sua frequência é preciso conectá-lo a um relógio esportivo ou aplicativo para smartphone. Outro recurso que pode ser interessante é a capacidade de definir zonas pessoais de frequência cardíaca, exibir gráficos e estimar as calorias perdidas.

A primeira coisa a fazer é estabelecer uma frequência cardíaca ideal para o seu treino.

Isso pode ser feito por meio do cálculo da frequência cardíaca máxima com o uso da fórmula 211 menos 64% de sua idade. A Associação Americana de Cardiologia recomenda que seu treino fique na faixa de 50% a 80% da frequência cardíaca máxima, de acordo com seus objetivos. Isso funciona para uma frequência cardíaca máxima de 180 batimentos por minuto para uma pessoa de 48 anos e nível de treinamento de 90 a 153 batimentos por minuto.

Pessoal. Uma maneira de descobrir essa zona ideal usando menos cálculos e de forma mais personalizada consiste em definir sua frequência cardíaca inicial pessoal. Essa frequência pode ser medida durante o treino a um ritmo constante em que seja possível conversar. O especialista Neal Henderson foi treinador de ciclistas de elite, triatletas e competidores olímpicos e recomenda esse método que usa a conversa.

Varie seu treino: em determinado dia, mantenha sua frequência cardíaca inicial, no outro, planeje um treino intenso e com intervalos, que aumente a frequência cardíaca em 20 a 40 batimentos por minuto em relação à inicial para ganhar velocidade. Em um dia de recuperação, realize exercícios de menor nível e mantenha sua frequência cardíaca bem abaixo da inicial para ganhar resistência.

Com o passar do tempo, conforme você for ganhando forma física, perceberá que pode realizar treinos mais prolongados e velozes mantendo a frequência cardíaca inicial.

Flash

Tênis. Os meninos que correm atrás das bolinhas de tênis no US Open, nos EUA, estão vestindo a camisa “inteligente”.

Camisa tem sensor biométrico A Ralph Lauren desenvolveu camisas com tecnologia para monitorar os dados biométricos de seus usuários. Criada como parte de um empreendimento com a empresa OMsignal, a camisa parece despretensiosa à primeira vista: é preta, apertada e conta com o símbolo clássico da empresa. Mas entremeados no tecido estão fios revestidos de prata condutora e uma série de sensores que monitoram a respiração, a frequência cardíaca e os níveis de estresse dos usuários. Esses dados são recolhidos em uma caixa preta ligada à camisa e podem ser visualizados em um aplicativo de smartphone. A fabricante de roupas afirma que até o fim do ano haverá mais camisas com essa tecnologia.

Tipos diferentes e com várias funções O monitor de frequência cardíaca conta com uma cinta transmissora usada no peitoral, aliada a um receptor do tamanho de um relógio no pulso do atleta. Durante o exercício, a cinta capta o sinal eletrocardiográfico (do coração) e o transmite para o receptor no pulso. Os modelos mais simples de frequencímetros mostram apenas a frequência cardíaca. Já aqueles com um pouco mais de recursos exibem cronômetro, por exemplo. Por outro lado, os modelos mais avançados – consequentemente mais caros – contam com dois cronômetros, programações para o atleta, tempo de recuperação, memória para armazenar os dados do exercício, além de capacidade de transferir os dados para o computador.

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