Castellar Neto

Presidente Federação Mineira de futebol

iG Minas Gerais | Thiago Nogueira |

Projetando uma modernização do futebol brasileiro, de que forma a Federação Mineira pode participar dessa discussão?

A federação tem pregado, principalmente em seu âmbito interno, a necessidade de uma ampla transparência. Penso que essa deve ser a tônica principal, em todo o Brasil. Esse é, inclusive, um dos pontos destacados pelo presidente eleito, Marco Polo del Nero. Além disso, no caso da nossa federação, estamos realizando um verdadeiro choque de gestão. Enxugando todas as despesas desnecessárias para, consequentemente, desonerar cada vez mais os filiados.

Politicamente, como uma federação pode colocar suas ideias, vontades e reivindicações em prática?

São realizadas reuniões constantes na CBF. No mínimo uma vez por mês. Nessas ocasiões, todas as federações filiadas podem expor as suas ideias, em um amplo debate. Nas duas únicas reuniões que participei, pude constatar a forma democrática como decisões têm sido tomadas. E, evidentemente, nessas situações, o futebol mineiro tem sido ouvido com muito respeito, tendo em vista sua grandeza e importância no cenário nacional.

Após o fracasso na Copa e com todas as críticas sobre a CBF, você mantém o apoio a del Nero? Lideraria uma oposição?

O Presidente Marco Polo del Nero tem meu apoio. Principalmente pelo fato de ter sido aberto um amplo canal de comunicação entre a Federação Mineira e a CBF. Temos uma grande representatividade, somos muito respeitados, e é muito importante que a Federação Mineira caminhe junto com a CBF.

Por ser novo (31 anos) e suceder um presidente que ficou anos no posto, sua eleição traz a ideia de renovação. Novos gestores podem surgir em outros Estados e até na CBF?

Mais importante que rejuvenescer é renovar ideias. A nossa chapa, inclusive, foi chamada de “novos tempos”. Reunimos pessoas jovens, dinâmicas, inteiramente dispostas para o trabalho. A renovação, em todo o país, é necessária e deve acontecer paulatinamente. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave