Tucano e petista colocaram o pé na estrada em agosto

Pimenta da Veiga percorreu 34 cidades nos últimos 25 dias

iG Minas Gerais | ISABELLA LACERDA |

O segundo mês de campanha nas ruas serviu para os dois principais candidatos ao governo de Minas, Fernando Pimentel (PT) e Pimenta da Veiga (PSDB), intensificarem as agendas no interior do Estado. Do dia 5 de agosto, quando a disputa eleitoral completou um mês, até a última sexta-feira, 29, o petista dobrou o número de viagens a municípios mineiros. Já o postulante do PSDB ao Palácio Tiradentes, que já havia concentrado suas atividades fora de Belo Horizonte no início do pleito, aumentou em mais de 50% o total de visitas ao interior.  

Até nessa sexta, Pimentel esteve em 27 cidades diferentes, segundo dados disponibilizados por sua assessoria. Como mostrou O TEMPO no início de agosto, as incursões até o período somavam 13 encontros no interior. Se há pouco mais de 20 dias, o ex-ministro focava principalmente a região metropolitana, de lá para cá o maior alvo foram os municípios da Zona da Mata. Agora, já são oito cidades da região visitadas por Pimentel, entre elas Juiz de Fora, Ponte Nova, Rio Doce e Guaraciaba.

Em segundo lugar estão os municípios que integram a região Central, com cinco agendas já realizadas. Só na quinta-feira, Pimentel esteve em três municípios que compõem a região: Ouro Preto, Mariana e Itabirito.

A ideia da campanha do PT é mostrar presença em todas as regiões, mas com ênfase nos locais tradicionalmente conhecidos como redutos do PSDB, entre eles o Sul do Estado.

Táticas. O candidato tucano também reforçou suas visitas no interior. Desde o início do mês, já foram 34 agendas, 20% a mais que seu principal adversário. Até os primeiros dias de agosto, os encontros tinham ocorrido em 22 cidades.

Pimenta vem afirmando em entrevistas que a intenção é viajar o máximo possível por Minas. “Vamos fazer mais viagens ao interior”, prometeu.

A região mais visitada foi a metropolitana, com idas a Ibirité, Betim, Vespasiano e Santa Luzia. O Sul de Minas também esteve na mira dos tucanos, com encontros em Pouso Alegre e Itajubá, mesma lógica adotada pelo candidato no primeiro mês de disputa – de julho a agosto.

Nos últimos 25 dias, Pimenta saiu de Belo Horizonte em oito ocasiões, mas esteve em mais de um município em um mesmo dia, o que aumentou o total das agendas no interior.

Pré-campanha

Cidades. Pimentel participou de mais agendas no interior na pré-campanha. Foram 35 cidades visitadas nos primeiros meses do ano. No mesmo período, Pimenta esteve em cem municípios.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave