Luz (quase) natural

Conhece o sombré hair? Acompanhamos o passo a passo do novo estilo de mechas que anda fazendo a cabeça das mulheres

iG Minas Gerais | Lorena K. Martins |

Ray Teixeira, do spa Bella Donna, separa mechas finíssimas mais na pontas do cabelo sem comprometer a raiz
FERNANDA CARVALHO / O TEMPO
Ray Teixeira, do spa Bella Donna, separa mechas finíssimas mais na pontas do cabelo sem comprometer a raiz

A estudante de moda Camila Moutinho tinha um cabelo em que qualquer cabeleireiro gostaria de colocar as mãos: comprido e “virgem”. Isto é, sem passar por nenhum procedimento químico. Para mudar o visual sem se jogar no radicalismo, e ainda preservar a tonalidade natural dos fios – um castanho-escuro –, a estudante se rendeu ao sombré hair, uma evolução do já conhecido ombré. A técnica faz um degradê bem mais suave e menos marcado que o ombré em algumas mechas do cabelo. A novidade que está bombando nos salões conquistou atrizes como Jéssica Alba, Mila Kunis e Bruna Marquezine – que teve os fios mais questionados à Central de Atendimento ao Telespectador da Rede Globo durante sua atuação na novela “Em Família”. 

“O sombré respeita a cor original do fio. Fazemos mechas bem finas para dar um jogo de luz e sombra, de dentro pra fora, sem deixar o cabelo marcado e sem comprometer a raiz dos fios”, explica o colorista e beauty artist Ray Teixeira, do spa Bella Donna. Durante o ritual, Ray costura mechas finíssimas e as desfia para cima para deixá-las ainda mais sutis e misturadas ao cabelo. Cada uma é coberta com descolorante e envolvida no papel alumínio. “O procedimento é menos agressivo, pois usamos uma emulsão oxigenada de apenas 13 volumes e colocamos uma fonte para dar mais calor e clarear gradativamente, sem agredir os fios. Assim, o cabelo não quebra e continua saudável”, ensina.

Finalização

Depois de cerca de 30 minutos, o próximo passo foi lavar e retirar o produto. No lavatório, Ray aplicou uma pigmentação natural para dar mais brilho na cor (foram usados Cellophanes da marca Sebastian Professional, na tonalidade loiro baunilha). Para a manutenção, xampu e condicionador da linha reconstrutora e máscara reparadora uma vez por semana são os produtos mais indicados do que os cosméticos especiais para coloração que as pessoas normalmente usam.

Ao contrário das mechas tradicionais, o sombré não deixa a mulher refém da coloração, já que as elas são feitas da orelha para abaixo. Apenas alguns fios são delicadamente puxados na frente do rosto, próximo à raiz. Para ressaltar o resultado, Ray cortou as pontas das madeixas da estudante, o que deu ainda mais movimento aos fios.

“Nunca pensei em clarear. Amei o resultado e vi que não deixei de ser morena, não tem cara de que fiz uma química. Até a minha pele parece ter ficado mais bronzeada”, acredita Camila sobre o novo visual.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave