Jovem morre afogado em clube após congestão alimentar

Rapaz teria comido um tropeiro e entrado na piscina; bombeiros tentaram reanima-lo, mas sem sucesso

iG Minas Gerais | Joana Suarez |

Um jovem de 19 anos morreu afogado nesta sábado (30)  após entrar na piscina de um clube e ter uma congestão alimentar. O caso ocorreu no Centro Esportivo e Recreativo Acácias (Cera), no bairro Alípio de Melo, na região Noroeste de Belo Horizonte.

Segundo informações do chefe da equipe de salvamento do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sargento Marcelo Torres, que atendeu a ocorrência, Jeferson Gomes Medes entrou na piscina logo depois de comer um feijão tropeiro. Ele foi retirado da piscina por dois salva-vidas do clube e uma enfermeira que teria ajudado nos primeiros-socorros. Os bombeiros e aeronave Arcanjo se deslocaram e tentaram reanimar o rapaz com massagens cardíacas, desfibrilador e outros equipamentos, mas sem sucesso.  

Abalados, os familiares estavam que estavam no local após constatada a morte do jovem não quiseram falar com a imprensa, assim como ninguém do clube. Mendes era pai de uma menina de 10 meses, que não estava no local ontem. Todas as pessoas foram retiradas da piscina assim que o afogamento ocorreu. 

“Ele pode ter uma congestão alimentar, problema com a queda de temperatura da água ou uma convulsão. Não sabemos porque quando chegamos ele já estava fora da piscina e não temos mais informações. Segundo os familiares, ele não tinha nenhum problema de saúde nem ingerido bebida alcoólica”, explicou o sargento. 

O clube não teria sócios, era cobrada uma a taxa de R$ 20 por pessoa para entrar. Posteriormente, o local será vistoriado pelos bombeiros para verificar se está regularizado. 

Entenda. O sargento Torres explicou que a congestão acontece porque quando a pessoa se alimenta é necessário mais sangue para a região abdominal. “Por isso nos dá sono depois do almoço. Se eu faço um esforço, vou ter que tirar o sangue do estômago, gerando uma insuficiência cardíaca congestiva”. Ele completa que é proibido qualquer atividade física depois do almoço, o ideal é esperar de 40 minutos a uma hora. 

 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave