Academia de Letras será a casa da Virada literária hoje

Evento realizado em diversos locais de BH terá programação também em torno da escrita

iG Minas Gerais | Júlio Assis |

Presença. A poeta mineira Ana Martins Marques participa de debate amanhã dentro da programação
Rodrigo Valente
Presença. A poeta mineira Ana Martins Marques participa de debate amanhã dentro da programação

A segunda Virada Cultural de Belo Horizonte traz entre as novidades para este ano uma programação específica em torno da literatura, que será realizada na Academia Mineira de Letras (AML), na subida da rua da Bahia, 1.466. Em torno da palavra, as atividades abrangem mesas de conversas e debates, performance, música, teatro, contadores de histórias, um pé de poesia e até balões soltos com textos dos autores da AML (confira destaques ao lado).

“A Academia é o espaço da palavra como essência e como missão, por isso é muito importante essa participação na Virada, abrindo a casa para a população e para a cidade em torno da literatura”, afirma Inês Rabelo, diretora de gestão cultural da AML.

A agenda será aberta com duas performances, em seguida haverá encenação de contos de Machado de Assis e, mais tarde, de poemas de Alphonsus de Guimaraens. Às 19h, o jornalista e escritor José Eduardo Silva Gonçalves fala sobre o tema “O que quer a nova literatura feita em Minas?”.

A programação da madrugada terminará com o espetáculo “Música e Haicai”, apresentado por Guilherme Hargreaves.

Na manhã de domingo as atividades recomeçam às 10h, com um debate promovido pela editora e livraria Scriptum, sobre o tema “Criação, produção e recepção da literatura feita em BH nos últimos anos”, com os escritores Ana Martins Marques, Fabrício Marques e Carlos de Brito e Mello. A mediação será feita por Manuel da Costa Pinto, jornalista da “Folha de S.Paulo” e da TV Cultura.

Às 13h, balões de gás serão soltos para o céu levando textos literários. As atividades prosseguem até o fim da tarde do domingo. Confira a programação completa no site www.viradaculturalbh.com.br .

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave