Contagem terá trincheira na Cidade Industrial para melhorar o trânsito

Serão construídos também viadutos no bairro Petrolândia e na avenida das Américas, além de quatro terminais de ônibus

iG Minas Gerais | Da redação |

Simulação mostra como deve ficar a praça Itaú, na Cidade Industrial, após a conclusão da obra
Prefeitura de Contagem/Dvulgação
Simulação mostra como deve ficar a praça Itaú, na Cidade Industrial, após a conclusão da obra

A construção de uma trincheira, dois viadutos e quatro terminais de integração de ônibus em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, pode começar entre o fim de 2014 e o início de 2015, de acordo com a prefeitura da cidade.

A administração municipal anunciou nessa quinta-feira (28) que já recebeu o projeto executivo das obras da trincheira do Itaú, na Cidade Industrial, da construção dos viadutos do Petrolândia e da avenida das Américas, na Ressaca, e da implantação de quatro terminais de integração de ônibus nas regiões Sede, Nova Contagem, Petrolândia e Ressaca. O investimento nas construções, que fazem parte do PAC Mobilidade Médias Cidades, será de mais de R$ 80 milhões. O projeto faz parte do programa “Contagem Faz”, que nos próximos anos deve investir mais de R$ 1,3 bilhão nas áreas de Investimentos e Prosperidade, Mobilidade Urbana, Qualidade de Vida e Inclusão Social e Modernidade, e Transparência e Participação Popular.

Segundo a prefeitura, o processo licitatório para o início das obras será feito em breve, mas a data ainda não foi informada.

Melhorias no trânsito

A trincheira que será construída na Cidade Industrial tem o objetivo de solucionar um dos grandes gargalos do trânsito de Contagem, a praça Itaú, no entroncamento das avenidas Babita Camargos e General David Sarnoff. Com a conclusão da obra, o cruzamento entre as avenidas e os semáforos será eliminado, agilizando o trânsito na região.

Segundo a prefeitura, 70 mil pessoas passam pelo local todos os dias, além de caminhões e carretas que atendem as indústrias dos arredores.

Também faz parte do plano de obras a construção de dois viadutos: um no Petrolândia, sobre a Via Expressa, na divisa com Betim, e outro na avenida das Américas, sobre a avenida Severino Ballesteros, na Ressaca, o que deve melhorar o trânsito próximo à BR-040, à Ceasa e ao Shopping Contagem.

A construção dos terminais de ônibus nas regiões Sede, Nova Contagem, Petrolândia e Ressaca também tem como objetivo melhorar a fluidez do trânsito.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave