Del Bosque inicia renovação e convoca Diego Costa

A lista do treinador espanhol trouxe cinco jogadores convocados pela primeira vez pela Fúria

iG Minas Gerais | AGÊNCIA ESTADO |

Diego Costa marcou o primeiro gol do Chelsea sobre o Leicester
CHELSEA/DIVULGAÇÃO
Diego Costa marcou o primeiro gol do Chelsea sobre o Leicester

Ao anunciar a sua primeira lista de convocados após a fracassada campanha da Espanha na Copa do Mundo de 2014, Vicente del Bosque deu início, nesta sexta-feira, ao processo de renovação pelo qual o time nacional passará neste próximo ciclo, que inicialmente visa à disputa da Eurocopa de 2016. O treinador chamou uma série de jovens atletas, além do brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, para o amistoso da próxima quinta-feira, contra a França, e para a estreia nas Eliminatórias da Euro, no dia 8 de setembro, contra a Macedônia.

Essa também foi a primeira convocação de Del Bosque após o anúncio da aposentadoria da seleção de dois jogadores que eram considerados peças-chave da seleção: Xavi Hernández e Xabi Alonso, que consequentemente não figuraram nesta lista de 23 nomes formulada pelo treinador. David Villa, outro que se aposentou após o Mundial, logicamente também não fez parte do grupo de atacantes chamados nesta sexta.

A lista de Del Bosque trouxe cinco jogadores convocados pela primeira vez, sendo que ao total oito atletas que disputaram a última Copa não foram chamados. Além dos três recém-aposentados do time nacional, Pepe Reina, Gerard Piqué, Javi Martínez (estes três lesionados), Juan Mata e Fernando Torres também não foram convocados.

Entre as principais novidades da relação anunciada nesta sexta estão o goleiro Kiko Casilla (Espanyol), os defensores Mikel San José (Athletic de Bilbao) e Bartra (Barcelona), o lateral Carvajal (Real Madrid) e o atacante Paco Alcácer (Valencia).

"A convocação sempre é muito baseada no presente, mas essa também é uma lista que mira o futuro, o compromisso da Eurocopa que teremos dentro de dois anos", afirmou Del Bosque ao justificar sua lista nesta sexta, quando também falou sobre a situação de Diego Costa, cuja presença na convocação chegou a ser colocada em dúvida por causa de uma pancada que sofreu em um treino recente pelo Chelsea. "Os médicos do clube disseram que é um simples golpe, assim como ele e o departamento médico nos disseram que não há problema para que ele venha para seleção", completou.

Confira a lista de convocados da Espanha:

Goleiros - Iker Casillas (Real Madrid), David De Gea (Manchester United) e Kiko Casilla (Espanyol).

Defensores - Dani Carvajal (Real Madrid), Juanfran (Atlético de Madrid), Sergio Ramos (Real Madrid), Mikel San Jose (Athletic Bilbao), Raul Albiol (Napoli), Marc Bartra (Barcelona), Jordi Alba (Barcelona) e Cesar Azpilicueta (Chelsea).

Meio-campistas - Sergio Busquets (Barcelona), Santi Cazorla (Arsenal), Cesc Fàbregas (Chelsea), Ander Iturraspe (Athletic Bilbao), Isco (Real Madrid), David Silva (Manchester City), Andres Iniesta (Barcelona), Koke (Atlético de Madrid) e Raul Garcia (Atlético de Madrid).

Atacantes - Diego Costa (Chelsea), Paco Alcácer (Valencia) e Pedro (Barcelona).

Leia tudo sobre: del bosqueanunciaconvocaçaorenovaçaotimeespanhadiego costa