Betiquim tem início na próxima segunda-feira (1º)

Décima edição do maior festival gastronômico da cidade terá 19 bares participantes e promete agitar o município; programação do Circuito Sabor irá até o dia 21

iG Minas Gerais | José Augusto Alves |

Gira Sol Batatas é o bar com maior número de participações no Betiquim
Eudes Ruberto/Divulgação
Gira Sol Batatas é o bar com maior número de participações no Betiquim

Começará na próxima segunda-feira (1º) a décima edição do Betiquim, maior festival gastronômico da cidade e o segundo mais importante da região metropolitana. Até o dia 21, 19 bares e restaurantes vão receber o Circuito Sabor para mostrar seus pratos preparados especialmente para o festival.

Durante os 19 dias de circuito, uma comissão julgadora e o público vão votar no tira-gosto mais saboroso da cidade. Neste ano, assim como nos outros, haverá premiação para os bares que conquistarem o primeiro, o segundo e o terceiro lugar.

A programação deste ano começa no Gira Sol Batatas, no Angola, que está em sua nona participação, sendo o bar recordista nesse quesito. Neste ano, o estabelecimento concorre com o prato “Batatitas”, que são batatinhas recheadas sabores sortidos, acompanhadas com molho especial. “Fomos campeões em 2010 e só não participamos de uma edição do Betiquim. Nossa expectativa para este ano é muito boa”, afirmou o proprietário, Nelson Júnior.

Na terça-feira (2) é a vez de o Frango do Marreta, também no bairro Angola, receber o Circuito Sabor. Estreando no festival, o espaço preparou o prato “À Moda do Marreta”, composto por fígado de galinha, frango, muçarela, jiló e ovo de codorna, dentre outros. “É a primeira vez que participamos. É importante fazer parte do maior circuito gastronômico da cidade”, contou o proprietário, Felipe Marreta.

Já na quinta-feira (4), o bar Rosário apresentará o tira-gosto “Santo Rosário”, que é feito com batatas, bacon, linguiça calabresa e um tempero especial. O espaço também participa pela primeira vez do Betiquim. “Esse prato foi criado exclusivamente para disputar o prêmio e buscar o primeiro lugar do festival”, disse o sócio-proprietário Adelson Coelho.

O organizador do Betiquim, Renato Freitas, espera que o sucesso do evento se repita também neste ano. “O festival é hoje um dos principais eventos da cidade. Os bares investem muito para preparar o melhor prato, e o público já aprovou o Betiquim. Além disso, estamos comemorando a décima edição, o que mostra que foi uma ideia que deu muito certo”, disse.

Parceria O encerramento do circuito será no dia 28 de setembro, no Parque de Exposições David Gonçalves Lara, com show do grupo Cidade Negra. O Betiquim deste ano tem como um dos seus principais apoiadores o jornal O Tempo Betim. A parceria é uma das principais ações em comemoração aos 40 anos de circulação do jornal.

Os ingressos para a festa de encerramento começarão a ser vendidos a partir da próxima semana e poderão ser comprados nos bares participantes do circuito. O valor antecipado da entrada é R$ 20 mais 1 kg de alimento não perecível. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave