Lacerda é finalista em prêmio que elege o melhor prefeito do mundo

A votação acontece no site da ONG "City Mayors Foundation", onde qualquer pessoa pode enviar seu voto junto com uma justificativa

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Perfil do prefeito de Belo Horizonte disponível no site World Mayor
Reprodução/World Mayor
Perfil do prefeito de Belo Horizonte disponível no site World Mayor

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, está entre os 26 finalistas da premiação "World Mayor 2014" (Prefeito do Mundo 2014). Organizado pela ONG inglesa "City Mayors Foundation", o prêmio seleciona os candidatos seguindo critérios pré-estabelecidos pela organização. A votação deve acontecer até outubro e o resultado final pode ser anunciado no início de 2015.

De acordo com as informações disponíveis no site "World Mayor, são escolhidos aqueles prefeitos que apresentem "liderança e visão, capacidade de gestão e integridade, consciência social e econômico, a capacidade de proporcionar segurança e de proteção do ambiente, bem como a vontade de capacidade de promover boas relações entre as comunidades de diferentes origens culturais, raciais e sociais".

Além do prefeito de Belo Horizonte, estão concorrendo ao prêmio quatro candidatos da América do Norte; nove da Europa; seis da Ásia, um da Austrália e dois da África. Na última premiação, o prefeito de Bilbao na Espanha, Iñaki Azkuna, ficou com o título. Em  2010, o prêmio foi para o candidato da Cidade do México, Marcelo Ebrard. 

Para escolher o "melhor prefeito do mundo", qualquer pessoa pode acessar o site da Fundação e enviar seu voto com uma justificativa, explicando o motivo da escolha. Os e-mails enviados são contados manualmente e suas informações são tratadas como confidenciais.

Segundo as informações do site, os candidatos que concordam em participar do prêmio assinam um termo de responsabilidade que é composto por artigos que formam um código de ética. Além disso, também está disponível uma sessão com um perfil de cada candidato. No caso de Márcio Lacerda, os comentários disponíveis elogiam o prefeito como um incentivador da melhoria do sistema de transporte da cidade, com a expansão do metrô e o projeto BRT Move.

Em 2005, o atual candidato a governador, Fernando Pimentel, ficou classificado na oitava posição da lista. Na época, um grupo criticou os critérios usados na escolha dos candidatos, justificando que um dos membros da ONG pertencia a Prefeitura de Belo Horizonte.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave