'Pretinho' é preso com pássaros em cativeiro irregular em Oliveira

Três aves trinca-ferro estavam na casa do suspeito, de 21 anos, sem registro do Ibama; ele pode responder por crime ambiental

iG Minas Gerais | Fernanda Viegas |

Durante cumprimento de mandado, aves foram encontradas
Polícia Militar/Divulgação
Durante cumprimento de mandado, aves foram encontradas

Um jovem de 21 anos foi preso por manter pássaros silvestres irregularmente em cativeiro, em Oliveira, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, nessa quarta-feira (27). 

De acordo com a Polícia Militar, policiais foram à casa de H.G.T.M., conhecido como "Pretinho", na avenida Coronel Benjamin Guimarães, no bairro Caetano Mascarenhas, com o intuito de cumprir um mandado de busca e apreensão.

Durante buscas, foram encontrados três pássaros da fauna silvestre mantidos em cativeiro. As aves são da espécie trinca-ferro.

Os pássaros estavam sem as anilhas (identificação) com com as anilhas adulteradas. O suspeito não possui registro de criador de passeriforme do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O homem poderá responder por crime de natureza ambiental, conforme artigo 29 §1º item III da lei 9605/98, combinado com o artigo 1º da lei 5197/67, sendo ele preso em flagrante delito e encaminhado para a Delegacia de Polícia.

 

Leia tudo sobre: pássarostrinca-ferro"pretinho"cativeiro