Mineiro começa com 100% de presença na Superliga

Todos os participantes do Estadual estarão disputando, em breve, o Campeonato Nacional

iG Minas Gerais | DANIEL OTTONI |

Levantador Everaldo terá a missão de substituir Marcelinho no Minas
Orlando Bento/Minas Tenis Clube
Levantador Everaldo terá a missão de substituir Marcelinho no Minas

Toda forma de preparação para um dos campeonatos nacionais mais difíceis do mundo é bem-vinda e necessária. Antes do início da Superliga, que deve acontecer no fim de outubro, Sada Cruzeiro, Minas Tênis Clube, Montes Claros Vôlei e UFJF entram em quadra para a disputa do Campeonato Mineiro masculino de vôlei. A primeira partida acontece hoje, às 20h, no ginásio do Riacho, em Contagem, entre Sada Cruzeiro, que já venceu a competição em cinco oportunidades (incluindo as quatro últimas edições), diante do Montes Claros Vôlei. Os quatro times que disputam o Mineiro estarão participando da Superliga, fato que mostra o bom nível do torneio regional. “O Estadual vai ser uma boa preparação para a temporada. É um torneio de bom nível, com equipes que formaram elencos de qualidade. Será uma competição disputada e muito útil para todos os participantes”, indica o técnico Marcelo Mendez, do Sada Cruzeiro. A fórmula celeste de manter a base, que vem dando certo nos últimos anos, foi repetida e deve ser o maior trunfo de Marcelo Mendez para levar o quinto caneco seguido. Poucas alterações aconteceram no elenco, que perdeu o ponta venezuelano Luis Diaz e o levantador Vinhedo. Os jovens armadores Lucas Salim e Fernando Cachopa disputarão uma vaga com William, enquanto o canadense Winters, que disputará o Mundial por seu país, chega para incomodar Filipe e Leal na entrada de rede. Vantagem. O Minas foi o único time que conseguiu encaixar, no seu planejamento, jogos amistosos. A equipe enfrentou a seleção brasileira juvenil, e as duas vitórias mostraram que o novo trabalho, comandado pelo técnico Nery Tambeiro, ex-Montes Claros, está sendo benfeito. O Minas perdeu nomes, como o do levantador Marcelinho, do central Henrique, dos pontas Lucas Lóh e Maurício Borges, do líbero Lukinhas e do oposto tcheco Filip. Para compensar as perdas, o Minas, mesmo sem patrocinador, trouxe jogadores que possuem grande vontade de fazer o clube honrar com sua tradição. É o caso do levantador Everaldo, que também chega do Montes Claros, do líbero Lucianinho, ex-Sesi, e do ponta Canuto, que teve o melhor passe da última Superliga pelo Volta Redonda. “Temos um time jovem, mas de muito valor. Os que chegam, provavelmente, não teriam a mesma oportunidade em outros lugares. Podemos surpreender muita gente, confiamos bastante no esquema que o Nery está montando”, comenta o levantador Everaldo, que terá a missão de comandar o time dentro de quadra. Apesar de poucos times, bom nível agrada participantes

Apesar de o Mineiro ter um número de equipes menor do que outros campeonatos estaduais, como de São Paulo e Rio Grande do Sul, a presença de equipes de qualidade é vista com bons olhos pelos atletas participantes. “Temos que dar parabéns ao Estado de Minas Gerais por ter quatro times na Superliga. Isso pode motivar outros times a disputarem a competição em edições futuras, para aumentar ainda mais o nível”, indica o ponta Leal, do Sada Cruzeiro. Como os quatro times já estão classificados para as semifinais, as equipes preferem se ater à necessidade de conseguir um desejado desenvolvimento. “Claro que seria bom ter mais times. Mas o nível garante um torneio de qualidade. Teremos grandes jogos”, projeta o oposto Léo Mello, do Montes Claros.

Forma de disputa

O Campeonato Mineiro masculino de vôlei da temporada 2014/2015 terá apenas quatro times. Com turno e returno, para dar mais ritmo de jogo aos times, todas as equipes jogarão contra as adversárias apenas para definir a posição na tabela ao fim da fase de classificação. Todos já estão garantidos nas semifinais. Quem ficar em primeiro lugar na primeira fase sediará as semifinais, que serão em partida única. As semifinais acontecem no dia 18 de outubro e a grande final da competição será logo em seguida, no dia 19 de outubro. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave