Programa de Voluntários para os Jogos do Rio será lançado nesta quinta

Comitê Organizador dará detalhes do projeto em coletiva e coloca em 70.000 o número de recrutados

iG Minas Gerais | DÉBORA FERREIRA |

Marcello Casal JR/ABr
undefined

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 irá apresentar nesta quinta-feira o programa oficial de voluntários para os dois eventos que acontecerão no país. Os recrutados somarão 70.000 pessoas, que irão trabalhar também nas subsedes que receberão os jogos de futebol.

As inscrições serão abertas para o público na mesma data da apresentação do programa. Como de praxe, não apenas brasileiros poderão se inscrever, já que um dos objetivos é promover a diversidade cultural durante os Jogos. As funções variam desde atendimento à imprensa à porta-bandeira, além de incluir costureiras para colocar siglas dos países nos uniformes e pessoas para cuidar dos cavalos nas provas de hipismo.

Todo o processo de inscrição é feito online e alguns dos requisitos são disponibilidade, comprometimento, trabalho em equipe e responsabilidade. O programa também ressalta que é necessário ter muita energia, já que o trabalho envolve uma rotina pesada durante dez dias. A idade mínima para participar é 18 anos, e é obrigatório ter ensino fundamental completo.

Os voluntários receberão alimentação, curso online de idiomas, transporte para quem vive na região metropolitana, uniforme, brindes exclusivos e um diploma de participação. Os resultados de quem foi aprovado só serão conhecidos em 2016.

Leia tudo sobre: jogosolimpíadasrio de janeirocobvoluntáriosrio 2016